O Município de Santarém, sob o mote “Neste verão leve toda a família de férias”, lança uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais durante as férias, apelando a todos os munícipes e cidadãos que não abandonem os seus animais de companhia.

Todos os anos são muitos os animais de estimação que são abandonados nas férias e o seu abandono é crime. De acordo com Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, “o detentor do animal de companhia tem o dever de o guardar, vigiar ou assistir, e, em caso de abandono que coloque em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados, pode ser punido com multa ou pena de prisão, de acordo com o Código Penal em relação aos crimes contra animais de companhia”, notou.

O Município relembra que há cada vez mais alojamentos que autorizam a presença de animais. Se esta não for opção, existem muitas outras soluções para cuidar dos animais durante a ausência dos donos, como pedir a um familiar ou amigo que tome conta dele, colocá-lo num hotel para animais, encontrar uma família de acolhimento temporário, pet sitting ao domicílio ou pet sharing.

Leia também...

Trabalhadores da Nobre marcam nova greve para dia 28

Trabalhadores da Nobre Alimentação agendaram nova greve para o próximo dia 28 na unidade de Rio Maior para contestar a ausência de resposta da…

ACES Lezíria vai criar mais três centros de vacinação

Os concelhos de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos vão ter centros de vacinação semelhantes aos criados em Santarém e em Coruche, na previsão…

“Santarém vai ser das cidades médias que mais vai crescer em Portugal”

Autarcas da região ouvidos pelo Correio do Ribatejo dizem ser necessário inverter perda populacional.

Promotores do ‘Magellan 500’ denunciam “erros e vícios graves” na avaliação da Comissão Técnica Independente

Os promotores do projecto ‘Magellan 500’, para a construção de um aeroporto internacional em Santarém denunciaram hoje a existência “de erros e vícios graves…