O Município de Santarém, sob o mote “Neste verão leve toda a família de férias”, lança uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais durante as férias, apelando a todos os munícipes e cidadãos que não abandonem os seus animais de companhia.

Todos os anos são muitos os animais de estimação que são abandonados nas férias e o seu abandono é crime. De acordo com Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, “o detentor do animal de companhia tem o dever de o guardar, vigiar ou assistir, e, em caso de abandono que coloque em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados, pode ser punido com multa ou pena de prisão, de acordo com o Código Penal em relação aos crimes contra animais de companhia”, notou.

O Município relembra que há cada vez mais alojamentos que autorizam a presença de animais. Se esta não for opção, existem muitas outras soluções para cuidar dos animais durante a ausência dos donos, como pedir a um familiar ou amigo que tome conta dele, colocá-lo num hotel para animais, encontrar uma família de acolhimento temporário, pet sitting ao domicílio ou pet sharing.

Leia também...

Cardeal filipino preside à peregrinação internacional de Fátima

O cardeal filipino Luís António Tagle, arcebispo de Manila, vai presidir à peregrinação internacional de maio de Fátima, anunciou hoje o Santuário. “A peregrinação…

Entroncamento participa no projecto “Vamos fotografar gentes da minha terra”

O Município do Entroncamento participa na 5.ª edição do Projecto Marcas na História, o qual conta com a participação dos concelhos das Comunidades Intermunicipais…

Dia Mundial da Árvore assinalado em Santarém com a plantação árvores autóctones

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Santarém procedeu à plantação de seis árvores da espécie olaia (Cercis siliquastrum), no Jardim…

Fornecedora de gás natural no Cartaxo aceita reduzir valor que está a repercutir nos consumidores

A Câmara do Cartaxo chegou a acordo com a fornecedora de gás natural no concelho para reduzir o valor que está a repercutir nos consumidores…