O Município de Santarém, sob o mote “Neste verão leve toda a família de férias”, lança uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais durante as férias, apelando a todos os munícipes e cidadãos que não abandonem os seus animais de companhia.

Todos os anos são muitos os animais de estimação que são abandonados nas férias e o seu abandono é crime. De acordo com Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, “o detentor do animal de companhia tem o dever de o guardar, vigiar ou assistir, e, em caso de abandono que coloque em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados, pode ser punido com multa ou pena de prisão, de acordo com o Código Penal em relação aos crimes contra animais de companhia”, notou.

O Município relembra que há cada vez mais alojamentos que autorizam a presença de animais. Se esta não for opção, existem muitas outras soluções para cuidar dos animais durante a ausência dos donos, como pedir a um familiar ou amigo que tome conta dele, colocá-lo num hotel para animais, encontrar uma família de acolhimento temporário, pet sitting ao domicílio ou pet sharing.

Leia também...

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes comemorou 10º aniversário

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, esteve este sábado, 13 de Maio, na cerimónia de comemoração dos 10 anos da…

IPSantarém acolhe o primeiro empreendedor do projecto Empowered Startups

O Politécnico de Santarém assinou, no passado dia 23 de Março, uma parceria com a Empowered Startups. Este projecto tem como objectivo criar ligação…

Aurélio Lopes: “O Ribatejo foi traído por aqueles que tinham mais obrigação de o defender”

O Governo lançou em 2016 o primeiro Orçamento Participativo Português (OPP). Na segunda edição, em 2017, estiveram em votação 600 propostas apresentadas pelas pessoas…

Tribunal da Concorrência começa a julgar recursos de seguradoras a coimas de 42ME

O Tribunal da Concorrência começa a julgar, sexta-feira, os recursos apresentados pelas seguradoras Lusitânia e Zurich às coimas de 42 milhões de euros aplicadas…