O Município de Santarém, sob o mote “Neste verão leve toda a família de férias”, lança uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais durante as férias, apelando a todos os munícipes e cidadãos que não abandonem os seus animais de companhia.

Todos os anos são muitos os animais de estimação que são abandonados nas férias e o seu abandono é crime. De acordo com Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Canil e Gatil Municipal, “o detentor do animal de companhia tem o dever de o guardar, vigiar ou assistir, e, em caso de abandono que coloque em perigo a sua alimentação e a prestação de cuidados, pode ser punido com multa ou pena de prisão, de acordo com o Código Penal em relação aos crimes contra animais de companhia”, notou.

O Município relembra que há cada vez mais alojamentos que autorizam a presença de animais. Se esta não for opção, existem muitas outras soluções para cuidar dos animais durante a ausência dos donos, como pedir a um familiar ou amigo que tome conta dele, colocá-lo num hotel para animais, encontrar uma família de acolhimento temporário, pet sitting ao domicílio ou pet sharing.

Leia também...

Casa do Brasil recebe sessão de encerramento do Projeto “+Acesso para Todos – Por Comunidades mais Inclusivas”

O Município de Santarém vai acolher o evento de fecho do Projeto “+ Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas”, da Associação Salvador,…

Adjudicada obra de remodelação e ampliação do posto da GNR de Salvaterra de Magos

Depois do actual executivo camarário ter conseguido levar o Ministério da Administração Interna a assumir a necessidade de construção de um novo posto da…

Avisan de 1 a 3 de Dezembro em Santarém

A Avisan – Exposição de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, está de volta ao Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA),…

Jovens portugueses e estrangeiros foram “vigilantes” da floresta em Arrouquelas

O projecto “The forest is our home” termina esta sexta-feira, depois de 30 dias em que 15 jovens de países europeus foram “vigilantes” da…