A primeira edição do projecto “Vamos ver as montras” teve início no dia 02 de Dezembro no Centro Histórico de Santarém.

A exposição incide sobre as montras situadas na Praça Sá da Bandeira, na Rua Capelo & Ivens, Rua Serpa Pinto, Rua João Afonso, Rua Guilherme de Azevedo e Rua Dr. Teixeira Guedes, onde em cada montra das lojas aderentes estão fotografias antigas do mesmo espaço, actividades comerciais que se realizavam no centro da cidade alusivas ao século XX e/ou recortes de jornais sobre estas.

A expressão “vamos ver as montras” ainda hoje usada por algumas camadas da população, traduz memórias e vivências de outros tempos que são retratadas nas imagens tornadas públicas nestes espaços.

Segundo Nuno Domingos, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, “retomamos esta frase para desafiar as pessoas a ver as montras do Centro Histórico, visitar as lojas abertas e recordar através das imagens as que estão fechadas, levando mais pessoas ao Centro histórico e consequentemente apoiar o comércio local”. O Vereador refere ainda que “o desafio de hoje é o inverso. “Vamos ver as montras” é uma oportunidade de redescobrir o Centro Histórico como espaço de vivencias múltiplas e a sua oferta comercial, como de excepcional qualidade”.

Este é o resultado de um trabalho de pesquisa efectuado pelo Município e tem por base a expressão usada há cerca de 50/60 anos pelas pessoas com menos posses, as quais esperavam que as lojas fechassem para ir ver as montras, não se comprometendo, desta forma, com o comerciante.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.