A primeira edição do projecto “Vamos ver as montras” teve início no dia 02 de Dezembro no Centro Histórico de Santarém.

A exposição incide sobre as montras situadas na Praça Sá da Bandeira, na Rua Capelo & Ivens, Rua Serpa Pinto, Rua João Afonso, Rua Guilherme de Azevedo e Rua Dr. Teixeira Guedes, onde em cada montra das lojas aderentes estão fotografias antigas do mesmo espaço, actividades comerciais que se realizavam no centro da cidade alusivas ao século XX e/ou recortes de jornais sobre estas.

A expressão “vamos ver as montras” ainda hoje usada por algumas camadas da população, traduz memórias e vivências de outros tempos que são retratadas nas imagens tornadas públicas nestes espaços.

Segundo Nuno Domingos, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, “retomamos esta frase para desafiar as pessoas a ver as montras do Centro Histórico, visitar as lojas abertas e recordar através das imagens as que estão fechadas, levando mais pessoas ao Centro histórico e consequentemente apoiar o comércio local”. O Vereador refere ainda que “o desafio de hoje é o inverso. “Vamos ver as montras” é uma oportunidade de redescobrir o Centro Histórico como espaço de vivencias múltiplas e a sua oferta comercial, como de excepcional qualidade”.

Este é o resultado de um trabalho de pesquisa efectuado pelo Município e tem por base a expressão usada há cerca de 50/60 anos pelas pessoas com menos posses, as quais esperavam que as lojas fechassem para ir ver as montras, não se comprometendo, desta forma, com o comerciante.

Leia também...

GNR apanha ladrão quando se esgueirava por uma janela

A GNR de Salvaterra de Magos deteve um homem em flagrante delito…

Grupos de Acção Local concertam estratégias de intervenção para um “Tejo Vivo” 

Cinco Grupos de Ação Local (GAL) com ligação ao Tejo reuniram-se hoje…

Moradores de S. Bento exigem medidas urgentes para “acalmia de tráfego”

Os moradores do bairro de S. Bento, em Santarém, lançaram uma petição…
Foto de arquivo

Chamusca celebra Semana da Ascensão

De 13 a 21 de Maio todos os caminhos vão dar à…