No âmbito do Plano Municipal de Acção para a Gestão dos Resíduos Urbanos que o Município de Santarém se encontra a desenvolver, foi realizada, no passado dia 20 de Junho, uma sessão de participação pública, que juntou várias entidades com o intuito de darem o seu contributo para o desenvolvimento e concretização deste projecto.

Esta iniciativa teve como objectivo ser um espaço de reflexão sobre os principais desafios da gestão de resíduos urbanos no Município e como os transpor através da criação de valor ambiental e económico com vista a um desenvolvimento sustentável no Território.

Na sessão de abertura, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2030, tem metas muito ambiciosas. Este plano dá continuidade à aplicação da política nacional de resíduos, orientando os agentes envolvidos para a implementação de ações que permitam ao país estar alinhado com as políticas e orientações comunitárias, contribuir para o aumento da prevenção, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos, com a consequente redução de consumo de matérias-primas naturais de recurso limitado”. “Há muito tempo que andamos a trabalhar nesse plano, mas só em conjunto conseguimos ter uma estratégia bem estruturada para cumprirmos estas metas”, concluiu o Presidente do Município.

Alfredo Amante, Vereador da CMS com o pelouro da higiene e resíduos sólidos urbanos, disse que “estes planos são um instrumento importante na gestão de resíduos em Portugal, procurando alcançar a sustentabilidade ambiental e a promoção das práticas responsáveis para a correta gestão dos resíduos sólidos urbanos”. O Vereador referiu que “as metas implicam a mudança profunda de hábitos de consumo, comportamentos e rotinas da população relativa à gestão e valorização dos recursos. Temos que deixar de lado o papel de produtor de resíduos e passarmos a ser gestor de resíduos”.

A sessão contou com uma apresentação da empresa 3Drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, a qual fez o enquadramento dos objetivos colocados ao Município de Santarém e a identificação de várias áreas de atuação.

O Plano Municipal de Ação para a Gestão dos Resíduos Urbanos tem como objectivo definir as linhas de atuação do município no horizonte de 2030, no sentido do cumprimento das novas políticas nacionais e europeias e afirmar Santarém como um dos municípios líderes na transição para uma Economia Circular.

Nesta etapa de definição da estratégia municipal, a autarquia considera que a participação de todos os agentes com influência direta e indireta no sistema de gestão de resíduos urbanos em Santarém é fundamental para a materialização de acções estruturadas, orientadas para os objetivos e de compromisso com os utilizadores do sistema. Neste sentido, vai continuar a receber recomendações até ao final de julho, através do email ambiente@cm-santarem.pt ou presencialmente na Casa do Ambiente.

Leia também...

Vespa asiática está a propagar-se pela região centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em…

Liceu de Abrantes recebe Exposição de Artes Visuais de antigos alunos

Está patente no átrio da Escola Dr. Manuel Fernandes, de 24 de Setembro a 26 de Outubro, uma exposição de artes visuais da autoria…

Tribunal da Concorrência começa a julgar recursos de seguradoras a coimas de 42ME

O Tribunal da Concorrência começa a julgar, sexta-feira, os recursos apresentados pelas seguradoras Lusitânia e Zurich às coimas de 42 milhões de euros aplicadas…

Café concerto na Ribeira de Santarém esta sexta-feira

No âmbito da promoção do diálogo intercultural e combate ao racismo, bem como aos estereótipos associados ao território, este ano o projecto Agir+ irá…