O Município de Santarém volta a associar-se à iniciativa “Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Cancro da Mama” da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com a promoção da Caminhada “Outubro Rosa”, no dia 15 de Outubro.

A caminhada tem uma distância a percorrer de 4,5 kms, com início às 9 horas, no Jardim da Liberdade, com passagem pela Rua Dona Maria Inês Schaller Dias, pela Rua Serpa Pinto, pelo Largo do Alcáçova, pela Rua Primeiro de Janeiro e termina na Rua Capelo e Ivens.

As inscrições podem ser feitas mediante o donativo mínimo de “5 laços” (incluem: t-shirt, seguro e água), na Sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), na Rua Serpa Pinto, 127, entre os dias 15Ssetembro e de 7 Outubro. Para mais informações contactar: tel.: 243 307 580, telm.: 914 021 515 ou via email: aces@aces.pt.

De referir que, o movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Através do Movimento “Outubro Rosa” o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRS da LPCC) pretende desafiar a Comunidade a juntar-se, em torno do objetivo da sensibilização e difusão da mensagem de alerta para o diagnóstico precoce e rastreio, assim como promover sinergias com entidades diversas, de forma a aumentar o impacto da iniciativa.

É importante recordar que o Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. A melhor resposta é a prevenção. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem

Leia também...

GNR de Rio Maior põe fim a convívio ilegal com oito pessoas

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Rio Maior, anunciou que pôs fim a um convívio ilegal, que reunia oito pessoas,…

Associação Casa dos Beirões no Ribatejo assinala 23 anos de actividade

O 23º Aniversário da ACBR – Associação Casa dos Beirões no Ribatejo IPSS, realizou-se no passado dia 15 de Outubro, na Quinta das Acácias…

Utentes do Estuário do Tejo pedem ao Governo mais médicos de família

Representantes de utentes de saúde dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Azambuja e Benavente entregaram ontem na residência oficial do primeiro-ministro, em…

Secretária de Estado dos Assuntos Sociais do Governo Regional do Príncipe visita Vila de Rei

A Secretária de Estado dos Assuntos Sociais do Governo Regional do Príncipe, Fátima Cassandra, realizou uma visita oficial ao concelho de Vila de Rei,…