O Município de Tomar vai aderir à Semana Global pelo Clima, entre os dias 20 e 27 de Setembro, com um conjunto de iniciativas próprias e abertas à comunidade e que culminará, no dia 27, dia da Greve Climática Global, com uma ação de voluntariado. Os funcionários que quiserem fazer voluntariado pelo ambiente dia 27 de Setembro terão direito a tolerância de ponto.

Segundo uma nota da autarquia, faz todo o sentido aderir a esta iniciativa, uma vez que é uma das pioneiras a nível nacional na implementação de medidas de mitigação dos efeitos das alterações climáticas, através do Climadapt; que foi uma das cidades em que os alunos aderiram à primeira greve estudantil global, tendo os seus representantes sido recebidos pelo vereador da Educação e criada uma dinâmica de criação de uma associação juvenil, juntando alunos dos dois agrupamentos que já desenvolveram várias actividades junto da comunidade e em espaço escolar; e que nasceu também nas escolas locais (juntamente com as de Alcanena) uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo Jovem de Portugal, tendente a reduzir a utilização de plástico.

Assim, foi criado um grupo de trabalho, que, em articulação directa com o executivo camarário e com outros actores locais, delineou a seguinte programação:

– dia 20 – hastear de bandeiras com o planeta Terra, produzidas localmente e pintadas pelas crianças dos ATLs do concelho.

– dias 20 a 27 – campanha de menus sustentáveis: propõe-se aos restaurantes e cantinas do concelho que incluam nos seus menus pratos tendencialmente mais sustentáveis, com recurso a produtos locais e sazonais, mais vegetais e menos carne, especialmente de vaca.

– dias 21 e 22 – Ceyceyra Medieval, recriação histórica na aldeia de Asseiceira, evento onde é proibido o plástico e que é um dos melhores exemplos de sustentabilidade na programação cultural do concelho.

– dia 22 – Dia Europeu Sem Carros, acesso gratuito aos autocarros dos Transportes Urbanos de Tomar

– dia 22, no âmbito da iniciativa nacional Mãos à Obra, um grupo de jovens voluntários vai proceder a uma limpeza de diversos arruamentos da cidade de Tomar

– dia 25, Dia Sem Plástico: iniciativa de sensibilização em que se propõe que as pessoas interessadas se comprometam a não utilizar, durante 24 horas, plásticos descartáveis ou de uso único. O objectivo é que a população perceba o impacto que este tipo de plásticos tem no seu dia-a-dia e comece a tomar atitudes para reverter essa situação.

– dia 27, o dia da Greve Climática Global vai ser marcado por uma acção de voluntariado aberta a todos os funcionários do Município, a cujos voluntários (e só a esses) será concedida tolerância de ponto, que irão realizar, entre as 8h30 e as 14 horas, uma iniciativa concertada de limpeza da cidade nos espaços não abrangidos pela ação de dia 22. Esta ação será extensiva a voluntários externos ao Município (que se deverão inscrever previamente até 20 de Setembro para clima@cm-tomar.pt), bem como a outras instituições e empresas que se queiram associar (pede-se que contactem igualmente pelo referido endereço electrónico).

– Além destas iniciativas, a programação da Semana está aberta a todos aqueles que a ela se queiram associar de forma pertinente e sustentável. Todos os interessados devem entrar em contacto pelo e-mail referido ou através do telefone 249 329 877.

A autarquia convida À participação da família e amigos.

Leia também...

Risco de incêndio vai manter-se elevado nos próximos dias

O risco de incêndio vai manter-se elevado genericamente em todo o território do continente nos próximos dias, sendo hoje máximo em quatro concelhos do…

Bruxelas dá 80 ME a Portugal para fechar centrais termoeléctricas e reduzir emissões de petroquímicas

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira, 26 de Fevereiro, que Portugal feche as centrais termoeléctricas de Sines e Pego e apoie a redução de…

Salvaterra de Magos investe 150 mil euros em veículo de recolha de resíduos sólidos urbanos

O Município de Salvaterra de Magos adquiriu uma nova viatura para a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) no concelho, num investimento de 152.500,00…

BE pede medidas para resolver derrames poluentes na Resitejo

Uma das lagoas de lixiviados da Resitejo, no Eco Parque do Relvão, no concelho da Chamusca, abateu e provocou um derrame com volume considerável…