O Município de Torres Novas foi distinguindo, no passado dia 9 de Janeiro, com o galardão de “Autarquia Voluntária 2023”. Um prémio, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que reconhece o trabalho desenvolvido nas autarquias na promoção da prática do voluntariado.
A cerimónia de entrega de galardões decorreu ontem no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença de Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território. Em representação do Município de Torres Novas, esteve presente a vereadora Elvira Sequeira.
Torres Novas recebeu a distinção devido ao trabalho desenvolvido na dinamização do Balcão Local de Voluntariado, do projecto da Bolsa de Voluntários para Situações de Emergência de Proteção Civil, em parceria com a Delegação de Torres Novas da Cruz Vermelha, e pela implementação das Unidades Locais de Proteção Civil, com apoio das juntas e uniões de junta de freguesia do concelho.
Foram ainda distinguidos os municípios de Alenquer, Amarante, Anadia, Arouca, Cascais, Guimarães, Mafra, Maia, Matosinhos, Ourém, Paredes, Portimão, Póvoa de Varzim, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Verde, Viseu, Porto e a junta de freguesia de S. Pedro Fins (Maia).
O Prémio “Autarquia Voluntária 2023” foi criado com o objectivo de distinguir e reconhecer, pública e formalmente, o trabalho das autarquias na promoção do voluntariado, bem como na divulgação de boas práticas que podem ser assumidas e replicadas noutros territórios.