Terá lugar no próximo domingo, dia 28 de Outubro, às 17 horas, no Museu Municipal Carlos Reis, a assinatura de protocolo entre o Município de Torres Novas e o Novo Banco com vista à cedência para exposição permanente da obra «No Tejo» de João Reis, pertencente à colecção de pintura do Novo Banco. Este protocolo será assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e pelo CEO do Novo Banco, António Ramalho.

João Reis herda do pai, o pintor Carlos Reis, o gosto pela pintura ao ar livre e pela captação espontânea da fugacidade dos efeitos de luz e sombra, valores estéticos que desde finais de oitocentos os pintores naturalistas defendiam. Embora o percurso artístico de João Reis se desenrole ao longo do século XX, a sua obra permanece numa certa intemporalidade, pintando pelo prazer de pintar e mantendo-se fiel à sua sensibilidade plástica, que se exprime à margem dos novos movimentos estéticos que atravessam o século. Na pintura de paisagem encontrou um interesse sempre renovado, nomeadamente pelas marinhas, em que a transparência das águas, os nevoeiros, brumas e outros efeitos atmosféricos constantemente o desafiavam e seduziam.

João Reis abordou vários géneros de pintura, retrato, pintura de nu, pintura de tipos e costumes, temas da vida quotidiana, alegoria, paisagem.

Os anos 30 e 40 contam entre os mais férteis do seu vasto percurso artístico, com inúmeras exposições nacionais e internacionais. Em 1944, ano em que pinta esta vista “No Tejo”, expõe individualmente na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, e no Salão Silva Porto, no Porto, apresentando cerca de 70 pinturas de retrato e paisagem.

 

Leia também...

Abrantes vai ter nova residência para estudantes

Foi aprovada a candidatura apresentada pelo Município de Abrantes ao PRR –…
Foto de arquivo

Um morto em colisão rodoviária no IC-10 que está cortado entre Santarém e Almeirim

Uma pessoa morreu hoje de manhã na sequência de uma colisão entre…

Ministro da Administração Interna pede que não se abrande esforços na limpeza dos terrenos

O ministro da Administração Interna afirmou na sexta-feira, 15 de Março, em…

Quinze concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

Quinze concelhos dos distritos de Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu e…