O Município do Entroncamento comemora hoje, domingo, 24 de Novembro, o 79.º Aniversário da Elevação a Concelho e para assinalar esta data, a Câmara Municipal promove um programa comemorativo com diversas iniciativas, para as quais convida toda a população.

Este domingo, logo pelas 10h00, terá lugar o hastear da Bandeira com Momento Musical, no Largo José Duarte Coelho, seguido de uma sessão solene no Salão Nobre Paços do Concelho.

Pelas 11h30, será entregue uma ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, seguida pela inauguração do Bairro do Boneco, na Rua Eng. Ferreira de Mesquita.

À tarde, pelas 18h00, o programa comemorativo prossegue com o espectáculo “Celebrar a Vida”… com Teresa Tapadas, no cineteatro São João.

Durante todo o dia de domingo o Museu Nacional Ferroviário terá entradas gratuitas (10h00 às 17h30) e na Galeria Municipal está exposta, até ao dia 5 de Dezembro, a mostra “A Chegada do Ensino Técnico ao Entroncamento.”

Em entrevista ao ‘Correio do Ribatejo’, para ler na íntegra na edição impressa de 29 de Novembro de 2024, o presidente do Município, Jorge Faria destaca os momentos altos de 79 anos de Concelho: “São 79 de anos de Concelho. De uma comunidade muito dinâmica, que tem vindo a crescer de forma sustentada e todos nós temos vindo a trabalhar para dar sempre um pouco mais, melhorar a nossa cidade”, salienta. 

“Além do momento formal do hastear da bandeira vamos ter a entrega de uma ambulância aos Bombeiros Voluntários do Entroncamento como reconhecimento pelos 75 anos de existência da corporação, e pelo trabalho que vão fazendo. Um trabalho muito meritório em prol das populações, não só do Entroncamento porque os nossos bombeiros são dos mais solicitados”, assinala.

Jorge Faria destaca ainda a inauguração da reabilitação do Bairro do Boneco: “vamos proceder à inauguração da reabilitação do Bairro do Boneco, que reabilitamos não para habitação, mas para um quarteirão cultural e de ciência. Aí serão instaladas duas áreas da responsabilidade do Museu Nacional Ferroviário, já que o bairro é adjacente ao actual espaço do Museu. Aí vai ser instalado o Centro Nacional de Documentação Rodoviário, hoje no Oriente [Estação], e que vai ser transferido para o Entroncamento e será instalado no rés-do-chão, ainda não temos data mas será para breve”, informa.

“No outro edifício que também constitui o tal bairro do Boneco estamos a trabalhar para aí instalar um Centro de Ciência Viva do Entroncamento. Ciência nos carris, será o tema, estamos a trabalhar com a presidência dos centos de Ciência Viva de Portugal para aí instalar o Centro de Ciência Viva e dar àquele bairro um cunho cultural e de ciência. Um outro pormenor que é importante que aquele bairro tem um mural, em azulejo, da autoria do Siza Vieira, que eu penso que é um pormenor muito importante. Um pormenor de diversificação daquele espaço”. 

Em dia de aniversário, Jorge Faria destaca o trabalho feito para “consolidar a cidade como uma cidade de chegada”.

“Isso pressupõe criar condições para que todas as pessoas que vivam ou queiram vir viver na nossa cidade aqui possam disfrutar de boa qualidade de vida. Por isso temos de procurar desenvolver equipamentos investindo na educação, cultura, no desporto, políticas públicas no âmbito da habitação para fazer face a esta vinda de pessoas”, admite.

Ao nível de habitação a autarquia diz estar a trabalhar “em duas dimensões”: “A habitação social para fazer face às pessoas que o nosso diagnóstico no âmbito da estratégia local de habitação identificou como pessoas a viver em condições inadequadas. Identificamos 120 famílias e por isso desenvolvemos a nossa estratégia local de habitação para esse efeito e já temos a primeira fase em construção (64 apartamentos) e já estamos a lançar empreitada, já aprovada pela Câmara, dos restantes 56 fogos. Temos a espectativa de conseguir concluir essa componente da nossa estratégia de habitação até 30 de Junho de 2025, que são os prazos do PRR.

A outra dimensão é a reabilitação ou construção de habitação a custos acessíveis, não de habitação social, mas dirigido para podermos proporcionar habitações condignas e a um preço mais baixo a os jovens e famílias da classe média. Temos trabalhado a reabilitação dos bairros ferroviários da vila verde que são 44 casas, e mais 34 no Bairro Camões. Por modelos diferentes de financiamento já conseguimos a sua reabilitação, sendo que a grande maioria dessas casas já hoje estão habitadas por famílias, umas que viviam cá, outras que vieram viver para cá”, explica.

Em entrevista ao Correio do Ribatejo que publicaremos a 29 de Novembro, Jorge Faria que o próximo orçamento da autarquia será “o maior de sempre”.

“Vão ser 43,5ME, com uma componente muito forte no investimento, tudo em obras que ou já estão em curso ou já estão aprovadas. Para além da habitação, para o qual está alocado cerca de 20ME do orçamento, perto disso, mas vamos ter também a nova centralidade e uma nova biblioteca, que é o culminar da reabilitação de toda a zona adjacente do Museu, e dos bairros Ferroviários, uma obra que são quase 5ME que vai criar uma nova centralidade, área de estacionamento subterrâneo para apoio ao museu e à estação, e um novo edifício de uma nova biblioteca com valências modernas, aliás é um projecto que já ganhou uma medalha de ouro ao nível europeu nestas questões da arquitectura.”

Jorge Faria destaca ainda a conclusão da esquadra da PSP.

O Orçamento será discutido na sessão de câmara da próxima sexta-feira, dia 29 e levado á Assembleia Municipal de 6 de Dezembro.

“A aprovação do orçamento permite-nos que o Entroncamento potencie quase ao máximo o apoio dos dinheiros comunitários quer do PRR quer do 2030. É pena os 100 fogos apoiados no âmbito do PRR, num total de 18 ME, tenham ficado na gaveta por questões que ainda hoje não consigo perceber quais são”, conclui. 

(Ler entrevista completa na edição de 29 de Novembro de 2024 do ‘Correio do Ribatejo’).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Jovens tomam posse na Assembleia Municipal do Cartaxo

Alunos e alunas do ensino básico e secundário ocuparam o salão nobre…

Detida mulher suspeita de tentar assassinar a mãe em Almeirim

Uma mulher de 21 anos foi detida em Almeirim pela suspeita de…
Foto ilustrativa

Eleições intercalares marcadas na União de Freguesias de Alvega e Concavada

A Assembleia de Freguesia de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes,…

Homem não aceita fim da relação e acaba detido por violência doméstica

Um homem, de 54 anos de idade, foi detido pela GNR de…