Foto ilustrativa

O Município do Entroncamento vai implementar o Orçamento Participativo e o Orçamento Participativo Jovem no concelho.

Segundo um comunicado da autarquia, esta implementação é uma forma de contribuir para o exercício de uma participação informada, activa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, reforçando a transparência na gestão da autarquia e da credibilidade nas instituições, aproximando os cidadãos aos eleitos, contribuindo conjuntamente para o desenvolvimento e construção do futuro do Concelho, incentivando a uma cidadania activa e à promoção de práticas de construção colectiva.

Segundo a mesma nota, a dotação financeira do Orçamento Participativo 2019 tem duas dimensões, a geral e a jovem. O Orçamento Participativo Geral tem um valor financeiro de 30 mil euros, e nele podem participar todas as pessoas com mais de 18 anos e residentes no concelho do Entroncamento. O Orçamento participativo Jovem dispõe de uma verba de 20 mil euros, podem apresentar propostas e votar projectos, cidadãos com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, e munícipes no concelho do Entroncamento.

O Orçamento participativo vai ser composto por várias fases, nomeadamente:

7 Junho a 22 Julho 2019 – Divulgação do processo e Recolha de propostas. A recolha de propostas é feita através de meios digitais, no portal do Orçamento Participativo ou presencialmente nos Serviços Municipais.

23 Julho a 26 Agosto 2019 – Selecção e análise Técnica das propostas. Procede-se à análise de propostas e consequente admissão ou exclusão para a fase de votação pública.

3 Setembro a 14 Outubro 2019 – Votação das Propostas. É feita a votação através dos meios digitais disponíveis no Portal do Orçamento Participativo e votação presencial nos locais designados para o efeito.

Outubro – Apresentação Pública dos resultados

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria “O Orçamento Participativo é um instrumento ímpar na adequação da políticas públicas municipais às necessidades e expectativas das pessoas”.

Para participar deve aceder ao portal do orçamento participativo em http://oparticipativo.entroncamento.pt e ver o regulamento do Orçamento Participativo do Município do Entroncamento em http://www.cm-entroncamento.pt/images/CME/Regulamentos/2019/Regulamento_Orcamento_Participativo_DR.pdf>

Leia também...

Concentração em Alcanena pede médicos de família e reabertura de extensões de saúde

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) promove hoje uma concentração em Alcanena (Santarém) em defesa da colocação de mais médicos…

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo…

Hospital de Santarém pede desvio de doentes urgentes com traumatismos até às 20:30

O Hospital Distrital de Santarém pediu o encaminhamento de doentes urgentes com traumatismos para outros hospitais até às 20:30 de hoje devido a constrangimentos…

Presidente da Conferência Episcopal alerta para “bolsas de miséria”

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou hoje, em Fátima, que “num mundo que se quer próspero, não pode haver lugar para bolsas…