A Câmara Municipal de Santarém e as freguesias do concelho já iniciaram a desinfecção de espaços públicos e mobiliário urbano, de forma a combater a pandemia do Covid-19.
Os funcionários da autarquia e da juntas de freguesia estão a desinfectar as principais ruas da cidade e freguesias do concelho, bem como os equipamentos urbanos sob a responsabilidades da Câmara e Juntas de Freguesia, com o objectivo de prevenir o contágio e a restaurar, o mais rapidamente possível.
Estão a ser privilegiados os locais de maior permanência de pessoas, nomeadamente zonas com supermercados, farmácias, quiosques, hospitais e centros de saúde. Os equipamentos públicos como contentores do lixo, ecopontos, ATM´s, paragens de autocarro também estão a ser alvo de aplicação de desinfectante.
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, agradeceu a “rápida resposta dos presidentes de Junta, assim como um muito obrigado a alguns agricultores que se disponibilizaram para ajudar”.
A medida está a ser implementada nas diversas freguesias do concelho e de forma cíclica, de forma a dar mais segurança aos cidadãos que tenham de se deslocar no espaço público.
Na próxima segunda-feira as equipas de desinfecção e higienização vão ser reforçadas de forma a executar um trabalho mais eficaz, aumentando as áreas de actuação.
A Câmara de Santarém tem vindo a decretar, desde o passado dia 10, medidas para limitar o contacto entre as pessoas, encerrando serviços não essenciais e passando o atendimento a ser feito por telefone ou por e-mail.
Depois de conhecido o primeiro caso de infeção pela Covid-19 no concelho, a autarquia de Santarém activou também o Plano de Emergência e Proteção Civil.