A segunda sessão do Conversas com Música, no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 16 horas, com a participação especial do alaudista Rui Araújo. O tema desta sessão será «o azulejo barroco português no Museu Municipal Carlos Reis e no Palácio dos Marqueses de Fronteira».

O Museu Municipal Carlos Reis possui nas suas colecções azulejo polícromo português (padrão) dos finais do século XVII. A partir da peça do museu viajar-se-á pelo mundo de erudição e sátira que marcam os azulejos do Palácio dos Marqueses de Fronteira. Esta sessão contará com uma análise e descrição da peça do museu e centrar-se-á grandemente nos temas musicais representados no Palácio Fronteira. Contará ainda com um pequeno recital de alaúde com música da época barroca.

Rui Araújo é natural de Lisboa e iniciou os seus estudos no campo da música como aluno da Escola de Música de Linda-a-Velha em guitarra clássica, tendo-se transferido depois para a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde finalizou o curso de Alaúde e frequentou a licenciatura em Alaúde no Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto. É doutorando em Musicologia Histórica do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é actualmente investigador integrado do CESEM, fazendo parte do grupo de investigação Estudos de Música Antiga, onde trabalha como de técnico de investigação.

O Conversas com Música é dinamizado pela Doutora Luzia Aurora Rocha, investigadora da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/CESEM) e consultora científica do Museu Municipal Carlos Reis e da Casa dos Patudos Museu de Alpiarça para as áreas da Música e Musicologia, e a iniciativa pretende oferecer ao público a possibilidade de se reencontrar no museu, revelando o seu papel enquanto lugar de debate científico e de intercâmbios artísticos.

A próxima sessão do Conversas com Música está marcada para 16 de fevereiro numa edição especial do aniversário de Carlos Reis. As entradas nesta iniciativa são grátis e não é necessária marcação prévia.

Leia também...

PSP recupera material furtado de lojas

A PSP recuperou ontem diverso material furtado em pelo menos dois estabelecimentos…

Camião perde carga na entrada das portagens de Santarém

Um pesado de mercadorias perdeu parte da carga ao passar na Via…

Festas da Moçarria de 5 a 8 de Julho com David Antunes, Toy e Bico D’Obra

A Moçarria está em festa de 5 a 8 de Julho e…

VÍDEO | Semana da Ascensão já começou na Chamusca

A semana da Ascenção na Chamusca foi inaugurada no sábado, 25 de…