O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque irá dinamizar um Ciclo de Conferências intitulado “A Vala de Azambuja: memória e sustentabilidade”, no Auditório Municipal de Azambuja, nos dias 15 e 16 de Junho e estão divididas em quatro painéis.
No dia 15, tem início o primeiro painel “Cultura e Lezíria” que irá destacar temas como “Comunidades pesqueiras do Tejo – património e identidade”, “Trabalho e condição na Lezíria Ribatejana”, “Os Avieiros depois do sável”, ” O rio e a planície: uma perspetiva turístico-literária sobre o Tejo e a Lezíria”, seguindo-se um período de debate.
O segundo painel “O Tejo e o ecossistema ribeirinho” irá abordar questões como “As zonas húmidas e a sua importância para a conservação da biodiversidade – o Baixo Tejo”, “O tejo – de selvagem a domado”, “Estuário do Rio Tejo entidade viva e dinâmica com qualidade dependente de afluentes naturais e artificiais (o caso da Vala de Azambuja) ” e ainda, “Gestão da Vala de Azambuja – Contributos para a melhoria agrícola e ambiental”.
O dia 16 arranca com terceiro painel “A Vala e o seu património edificado” através da discussão de tópicos como “Navegar o Tejo pela Vala de Azambuja, de Itália para Portugal: direito e engenharia na construção da Vala d’Azambuja (1840-1850)”, “Vala de Azambuja: o Palácio e as suas Relações Paisagísticas”, seguindo-se um período de debate.
O último painel “Turismo e Sustentabilidade” irá debater assuntos como a “Reabilitação e valorização da Vala de Azambuja”, “Um olhar sobre a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas”, “Peixe do Rio – o que é doce nunca amargou”, seguindo-se a sessão de encerramento.
Em ambos os dias, para o período da tarde, estão previstas as actividades como a visita ao Museu Municipal Sebastião Arenque, a realização do percurso pedestre junto à Vala e o passeio de barco no famoso “varino”.
A participação é gratuita, mas mediante inscrição, que deverá ser realizada através do preenchimento do formulário online, até ao dia 30 de Abril.
É importante referir, que este ciclo de conferência se trata de uma formação certificada para professores, com um total de 14 horas, no entanto é aberta a toda a população.
Para mais informações deverá contactar o Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque através 263 400 447 ou pelo e-mail conferencias.valadeazambuja@gmail.com