O concerto em viagem celebra o encontro de culturas com músicos de oito países.
Nos próximos dias 05, 06 e 07 de Dezembro, o RESSOA vai viajar com um concerto original pela linha de comboio, passando por Lisboa, Entroncamento e Fundão. O grupo, composto por artistas residentes em Portugal, mas vindos de vários lugares do mundo, vai partilhar, através da música, as suas trajetórias, vivências e memórias de migração, numa celebração do diálogo entre culturas.
Os três concertos gratuitos são o resultado de um ano de trabalho do projeto RESSOA, que juntou doze artistas de oito países (Portugal, Guiné Bissau, Peru, Turquia, República Checa, Rússia, Argentina e Brasil), em residências artísticas onde a criação musical nasce do cruzamento de experiências e histórias de migração e viagem.
O primeiro concerto com estreia marcada para as 18h00 do dia 05 de Dezembro, acontece na Estação de Santa Apolónia, contando com a parceria da Infraestruturas de Portugal.
Seguindo a linha do Norte o RESSOA tem a próxima paragem no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, que foi ponto de vários encontros e será agora palco deste concerto, a 06 de Dezembro, pelas 15h00.
No domingo, dia 07 de Dezembro, pelas 16h00, o RESSOA chega à Moagem, no Fundão, local que acolheu a maior parte das residências e onde culminará esta viagem.
As entradas são livres.
O grupo diversificado de artistas e que constitui o RESSOA, convida o público a acompanhar uma jornada musical construída a partir da bagagem cultural de cada um e das suas vivências pessoais, que convergem agora numa história-concerto, que tem tanto de única como de transversal.
Financiado pelo programa Partis&Art For Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”, o RESSOA é um projeto da SOMA Cultura e uma co-produção d’ A MOAGEM, que conta também com o apoio financeiro da Câmara Municipal do Fundão.
