Foto: Museu Nacional Ferroviário

O concerto em viagem celebra o encontro de culturas com músicos de oito países. 

Nos próximos dias 05, 06 e 07 de Dezembro, o RESSOA vai viajar com um concerto original pela linha de comboio, passando por Lisboa, Entroncamento e Fundão. O grupo, composto por artistas residentes em Portugal, mas vindos de vários lugares do mundo, vai partilhar, através da música, as suas trajetórias, vivências e memórias de migração, numa celebração do diálogo entre culturas.

Os três concertos gratuitos são o resultado de um ano de trabalho do projeto RESSOA, que juntou doze artistas de oito países (Portugal, Guiné Bissau, Peru, Turquia, República Checa, Rússia, Argentina e Brasil), em residências artísticas onde a criação musical nasce do cruzamento de experiências e histórias de migração e viagem.

O primeiro concerto com estreia marcada para as 18h00 do dia 05 de Dezembro, acontece na Estação de Santa Apolónia, contando com a parceria da Infraestruturas de Portugal.

Seguindo a linha do Norte o RESSOA tem a próxima paragem no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, que foi ponto de vários encontros e será agora palco deste concerto, a 06 de Dezembro, pelas 15h00.

No domingo, dia 07 de Dezembro, pelas 16h00, o RESSOA chega à Moagem, no Fundão, local que acolheu a maior parte das residências e onde culminará esta viagem.

As entradas são livres.

O grupo diversificado de artistas e que constitui o RESSOA, convida o público a acompanhar uma jornada musical construída a partir da bagagem cultural de cada um e das suas vivências pessoais, que convergem agora numa história-concerto, que tem tanto de única como de transversal.

Financiado pelo programa Partis&Art For Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”, o RESSOA é um projeto da SOMA Cultura e uma co-produção d’ A MOAGEM, que conta também com o apoio financeiro da Câmara Municipal do Fundão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Residência Artística de Santarém decorre de forma adaptada

A RAS – Residência Artística de Santarém arrancou na terça-feira, 15 de Setembro, em Santarém, adaptando-se às circunstâncias criadas pela pandemia da covid-19, que…

Cartaxo presta homenagem a Maria Manuel Simão e Rogério Coito no Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro celebra-se esta sexta-feira, 23 de Abril, e a Câmara Municipal do Cartaxo presta homenagem a dois historiadores do concelho…

Pandemia transporta Festival ZêzereArts este ano para Évora

O Festival ZêzereArts mudou este ano, excepcionalmente, os seus cursos de verão para Évora, onde realizará uma “mini versão” do evento que decorre desde…

Banda de Música da A.D.R. “O Paraíso” comemora 37º aniversário

A Banda de Música da Associação de Desportos e Recreio “O Paraíso”, da Freguesia de Vale do Paraíso, Concelho de Azambuja, vai assinalar o…