A Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) e o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento (A.E.C.E.) formalizaram no dia 11 de Fevereiro, um acordo de parceria que pretende valorizar o património histórico e tecnológico ferroviário junto da comunidade, aliando-se à missão do A.E.C.E. de promover uma educação de qualidade em sinergia com o meio local.
O protocolo, assinado por Manuel de Novaes Cabral, presidente do Conselho Diretivo da FMNF, e por Ana Margarida Costa, diretora do A.E.C.E., estabelece um quadro de cooperação focado na divulgação da coleção e atividades do Museu, “promovendo novos hábitos de fruição cultural junto de uma comunidade escolar que abrange mais de 3300 alunos e cerca de 500 profissionais, entre docentes e funcionários”, refere a instituição cultural em comunicado.
Segundo a nota informativa, a FMNF compromete-se, no âmbito deste acordo, “a facultar ao A.E.C.E. o acesso gratuito às suas instalações, abrangendo tanto visitas livres como orientadas, mediante agendamento prévio”, destaca.
Por sua vez, o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento assume a responsabilidade “de promover ativamente a visita ao Museu Nacional Ferroviário junto da sua comunidade e de destacar a FMNF como entidade parceira oficial na sua plataforma institucional”, sublinha.
O Museu salienta ainda que o presente acordo abre também as portas “para o desenvolvimento futuro de projetos e atividades conjuntas, reforçando a missão de ambas as entidades no enriquecimento do conhecimento e no acesso à cultura”, conclui.
