O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), anunciou a inauguração, no próximo dia 18 de Maio, data do seu sexto aniversário, de dois novos espaços expositivos permanentes, as salas dos Compressores e dos Simuladores.

Em comunicado, o MNF referiu que a inauguração marcará igualmente o Dia Internacional dos Museus, iniciativa promovida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla inglesa) e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, este ano sob o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

A Sala dos Compressores irá prolongar o espaço alusivo às Oficinas da Figueira da Foz, no qual estarão expostas máquinas que integraram a área oficinal da CP na Figueira da Foz, destinando-se a Sala dos Simuladores a acolher dois simuladores de condução virtual, “em que o visitante poderá familiarizar-se com os sistemas de controlo e segurança mais básicos e essenciais da condução de uma locomotiva eléctrica”, afirma a nota.

“O sistema foi desenhado propositadamente para não ter um grau de complexidade demasiado elevado, apenas o suficiente para permitir uma experiência desafiante e agradável a quem pegar nos controlos, tendo como cenário de condução o troço da linha do Norte compreendido entre Entroncamento e Pombal”, acrescenta.

Além das novas salas da exposição permanente, o MNF vai passar a dispor de uma nova loja, para venda de livros e ‘merchandising’ alusivo ao museu, estando igualmente agendado para dia 18 a disponibilização, ‘online’, da integração do Museu Nacional Ferroviário no Google Arts & Culture, com cerca de 75 peças e uma exposição alusiva à Rotunda de Locomotivas.

No dia 19, entre as 10:00 e as 12:00, realiza-se um ‘webinar’ sobre o “Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”, com destaque para a importância do digital na relação dos museus com os seus públicos em tempo de pandemia, bem como para as questões da acessibilidade e equidade no acesso aos conteúdos.

No dia 18, o museu estará aberto das 10:00 às 18:00, com entradas gratuitas, afirma o comunicado, sublinhando que nas iniciativas presenciais são asseguradas todas as condições de segurança e o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia da covid-19.

Leia também...

Cartaxo inaugura exposição “Troca de Correspondência em Tempos de Pandemia”

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, recebeu, na tarde de dia 13 de Maio, a inauguração da exposição “Troca de…

UHF traz a herança do andarinho ao Centro Cultural do Cartaxo

A banda UHF vai trazer ao Centro Cultural do Cartaxo o concerto A Herança do Andarinho. O concerto nasce do LP com o mesmo…

Santuário de Fátima com visitas virtuais a exposições temporárias

Cinco exposições temporárias do Santuário de Fátima podem ser visitadas virtualmente, com informações disponíveis em sete línguas, uma iniciativa existente há alguns anos, mas…

Veto estreia “Na Cidade” com casa cheia

O Veto Teatro Oficina estreou na noite desta sexta-feira a peça “Na Cidade”, um original de Fernanda Narciso que assina a concepção, texto e…