Cidade celebra a sua história e tradições durante dez dias, com artistas nacionais e grupos culturais locais, nos jardins da Biblioteca Municipal.

Entre os dias 20 e 29 de Junho, os jardins da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval transformam-se num espaço de convívio e animação, para os habitantes da cidade de Almeirim e arredores. Ao longo de dez dias, são várias as atividades que podem ser realizadas e que estão incluídas num programa organizado pela Câmara Municipal de Almeirim.

O destaque do evento vai para música. A presente edição conta com nomes emergentes e conceituados da música nacional, desde o hip-hop, até à música popular. Olavo Bilac (20 de Junho), Minhotos Marotos (26 de junho) e Julinho KSD (29 de junho), são alguns dos artistas que vão marcar presença no cartaz festivo.

A gastronomia e as tradições populares também vão estar presentes. À semelhança dos anos anteriores, o recinto recebe várias tasquinhas e espaços de restauração que têm como objetivo promover a gastronomia local, os doces regionais e os vinhos da região, como a ‘Sopa da Pedra’ e as ‘Caralhotas de Almeirim’. No que diz respeito às tradições populares, estas vão fazer-se representar pelo ‘Festival de Rancho de Almeirim’, onde participam vários grupos de folclore, como o Rancho da Casa do Povo de Almeirim.

Para além disso, vão decorrer também outras atividades nas festas, como a realização de picarias, desfiles das marchas populares do concelho e eventos desportivos, como o ‘Correr nas Festas’ (dia 27 de Junho).

As ‘Festas da Cidade de Almeirim’ 2025, iniciam-se no dia 20 Junho pelas 19h00, com a animação dos Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim. Um evento que pretende celebrar os 34 anos da elevação de Almeirim a cidade. 

Leia também...

Grupo Académico a caminho da Chéquia

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas, de Santarém, viaja hoje para a Chéquia, para participar no Festival Internacional de Folclore de Frýdek-Mýstek, que tem…

Primeiro-ministro considera que Saramago poderia ter recebido um segundo Prémio Nobel

foto: Nuno Fox/Lusa O primeiro-ministro, António Costa, defendeu ontem em Azinhaga, que José Saramago poderia ter recebido um segundo Prémio Nobel da Literatura, durante…

“Novo ciclo” na programação cultural de Santarém aposta nas parcerias e na descentralização

A autarquia escalabitana pretende criar uma rede de entidades públicas, privadas, associativas, de artistas e de agentes culturais que contribuam para a afirmação e…

Cartaxo Sessions de volta com Ecstatic Vision, Astrodome e NancyKnox

As Cartaxo Sessions regressam na sexta-feira, 18 de Outubro, ao Centro Cultural do Cartaxo, com a presença das bandas Ecstatic Vision e Astrodome, logo…