O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que celebrar o Natal deve passar por assumir o compromisso junto dos mais frágeis e necessitados.

“Celebrar o Natal num ano estranho como este, em que a pandemia veio pôr a nu a nossa fragilidade, é confiar em Deus, é confiar-se nas mãos de Deus, mas é também assumir o compromisso de sermos reflexo da ternura e da solicitude de Deus junto dos mais frágeis e dos mais necessitados”, refere Carlos Cabecinhas na mensagem de Natal.

Num ano marcado pela pandemia de covid-19, o sacerdote fala de um Deus que se identifica com a condição frágil do ser humano e que vem assumir essa fragilidade.

“(…) De tal modo que o nosso sofrimento não é estranho a Deus, que as nossas angústias não são estranhas a Deus, que as nossas preocupações não deixam Deus indiferente”, realça o reitor do Santuário de Fátima, salientando que celebrar o Natal é, também, “celebrar esta certeza de que Deus se aproxima” dessa fragilidade, desta “condição limitada, sofredora”.

Numa nota de imprensa, o santuário adianta que “vai assegurar as celebrações de Natal e Ano Novo, respeitando todas as regras de segurança previstas, nomeadamente a necessidade de preservar o distanciamento físico entre peregrinos e o uso obrigatório da máscara em todos os espaços”.

No dia 24, tem lugar a missa do Galo, às 23h00, na Basílica da Santíssima Trindade, e no dia seguinte, no mesmo local, às 11h00, a missa do dia de Natal.

“Estas celebrações podem ser acompanhadas em directo nos canais digitais do Santuário de Fátima, inclusive no Meo Kanal 707070”, adianta a instituição, referindo que o tradicional beijo à imagem do menino Jesus “será substituído por um gesto com uma vénia devido à situação de pandemia por covid-19”.

O Santuário de Fátima reafirma nas celebrações de Natal e Ano Novo as ofertas têm como destino a Diocese de Pemba, em Moçambique, para os deslocados de Cabo Delgado, “onde existe uma grave crise humanitária devido aos ataques perpetrados por milícias fundamentalistas islâmicas, e na qual resultaram mais de 2.000 mortes e 560.000 pessoas deslocadas”.

Leia também...

O Mistério da Vida e da Morte

Porque acabámos de viver o tempo de Páscoa, a festividade mais relevante para a igreja católica, embora verdadeiramente o não seja para uma boa…

Igreja vai sistematizar dados sobre abusos e divulgá-los duas vezes por ano

Os números de casos de abuso sexual no seio da Igreja Católica denunciados ao Grupo Vita ou às comissões diocesanas de proteção de menores…

Atendimento ao Consumidor dias 07 e 21 de Fevereiro

O atendimento do jurista da DECO realiza-se nos dias 07 e 21 de Fevereiro, das 09h30 às 12h30, nas instalações da Ex Escola Prática…

Praia Fluvial do Sorraia mantém Bandeira Azul

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) anunciou a 30 de abril, no Aquário Vasco da Gama, as 398 praias nacionais que…