A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, ao abrigo do projeto financiado Exportintelligence, realizou diversos estudos de mercado com o objetivo de promover a internacionalização das empresas da região. A Austrália é um dos países analisados e para o qual a associação faculta dicas para quem pretende iniciar o processo de exportação para este mercado.

O estudo começa por dar a conhecer o país, a sua relação económica e comercial com Portugal bem como a política nacional de comércio internacional e caráter fiscal do país. “A Austrália é um país com uma economia muito dinâmica, caracterizada por uma grande facilidade e segurança de fazer negócios e por se encontrar em expansão há 23 anos consecutivos. As exportações de bens de Portugal para a Austrália cresceram 13,2% em 2016, face a 2015, para 122,5 milhões de euros, enquanto as importações decresceram 62,8% para 13,5 milhões de euros, o que representa um saldo da balança comercial positivo de 109 milhões de euros. Em 2015, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), havia 821 empresas portuguesas a exportar para o território australiano, contra 792 um ano antes. Em 2016, a Austrália era o 41.º cliente de Portugal e o seu 88.º fornecedor. As exportações para a Austrália têm sucessivamente vindo a subir, sinal de que existe aqui um mercado por explorar e que pode ser muito atrativo para as empresas portuguesas”, começa por abordar o documento, produzido pela NERSANT, debruçando-se, de seguida, sobre “como exportar” para a Austrália.

A apresentação da documentação necessária, regimes aduaneiros, proibições e procedimentos especiais, certificações e vistorias necessárias, requisitos de embalagem e rotulagem, principais custos associados às exportações e regime pautal da Austrália, são apenas algumas das informações que constam do estudo, que refere que as oportunidades de negócio – o top das importações – deste país são “petróleo, veículos de passageiros a motor, petróleo refinado, equipamentos de telecomunicações, medicamentos, computadores e componentes para automóveis”.

O estudo “Promoção da Internacionalização da Região de Forma Inteligente para a Austrália”, está disponível gratuitamente no portal www.exportribatejo.com, ou mediante solicitação, junto do Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt.

Para além do mercado da Austrália, existem estudos para a promoção das exportações do Ribatejo para outros mercados, tais como Canadá, Chile, Colômbia, Gana, Marrocos, México, Moçambique, Polónia e Turquia. Todos estes estudos foram realizados ao abrigo do projeto Exportintelligence, que tinha por objetivo o levantamento dos principais procedimentos (e eventuais barreiras) de acesso a mercados, para facilitação do acesso das empresas da região, dando-lhes ferramentas de prévia análise e preparação antes de se abordarem esses novos mercados (disponíveis em www.exportribatejo.com).

O presente projeto, pretende assim, apoiar as empresas no acesso a novos mercados e no aumento das suas exportações através da disponibilização de informação relevante e estratégica, bem como da promoção internacional dos setores e produtos da região. Trata-se de um projeto financiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do SIAC.

O estudo pode ser consultado aqui:

Estudo exportribatejo

 

Leia também...

Nersant apresenta Plano Estratégico 2020-2030 ao Governo, CIM’s, Municípios e Politécnicos da região

O Conselho Geral da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém…

Investimento em luminárias LED permite poupança anual de 2,7ME na Lezíria do Tejo

Instaladas de 73.519 luminárias LED na região.

Meu Super do Sacapeito reabre com nova gerência

O Meu Super na zona do Sacapeito reabriu com nova gerência esta…

Francisco Oliveira é o Presidente da Assembleia Geral da APDA

As Assembleias Gerais da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas…