A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria está a promover, no concelho de Alcanena, o contacto direto dos alunos do 1.º ciclo com o meio empresarial, no âmbito do projeto EmpCriança – Empreender no 1.º Ciclo, desenvolvido em parceria com o Município.
Inserida nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), esta iniciativa tem como principal objetivo aproximar as crianças da realidade das empresas e do mundo do trabalho, proporcionando experiências práticas que complementam o trabalho desenvolvido em sala de aula no domínio do empreendedorismo. Para além da criação de uma ideia de negócio e da elaboração da respetiva maquete, o projeto aposta fortemente na interação com empresas e empresários locais.
Neste contexto, realizou-se no dia 17 de Dezembro a primeira visita ao exterior, com os alunos a deslocarem-se à empresa Transfon, em Minde. A visita permitiu às crianças conhecerem de perto o funcionamento de uma empresa, os seus processos e a importância do trabalho em equipa.
No âmbito do EmpCriança, estão ainda previstas novas visitas a empresas da região, nomeadamente ao CAORG – Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, localizado em Minde, bem como a deslocação de empresários às escola, estando já agendadas intervenções de responsáveis da Iberopasta e da Lacticínios Santos Costa Lda., bem como das empreendedoras Marlene Carvalho, Verónica Paiva, da BioVó – Biocosmética e Naturaterapia, e de Maria Olímpia, da marca O Sabor da Tradição.
O projeto EmpCriança arrancou em Alcanena no passado dia 23 de Setembro e integra o plano de atividades da Startup Alcanena, estrutura de apoio ao empreendedorismo e incubação de empresas, resultante da cooperação entre a NERSANT e a Câmara Municipal. No concelho, a iniciativa envolve alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, distribuídos por 14 turmas de várias escolas.
Ao longo do ano letivo, as crianças contactam com noções básicas sobre o mundo empresarial e são desafiadas a desenvolver uma ideia de negócio, cujo percurso culmina numa apresentação pública do projeto. Paralelamente, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de competências como a comunicação, a criatividade, o trabalho em equipa e a resolução de problemas.
