A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria está a promover, no concelho de Alcanena, o contacto direto dos alunos do 1.º ciclo com o meio empresarial, no âmbito do projeto EmpCriança – Empreender no 1.º Ciclo, desenvolvido em parceria com o Município.

Inserida nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), esta iniciativa tem como principal objetivo aproximar as crianças da realidade das empresas e do mundo do trabalho, proporcionando experiências práticas que complementam o trabalho desenvolvido em sala de aula no domínio do empreendedorismo. Para além da criação de uma ideia de negócio e da elaboração da respetiva maquete, o projeto aposta fortemente na interação com empresas e empresários locais.

Neste contexto, realizou-se no dia 17 de Dezembro a primeira visita ao exterior, com os alunos a deslocarem-se à empresa Transfon, em Minde. A visita permitiu às crianças conhecerem de perto o funcionamento de uma empresa, os seus processos e a importância do trabalho em equipa.

No âmbito do EmpCriança, estão ainda previstas novas visitas a empresas da região, nomeadamente ao CAORG – Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, localizado em Minde, bem como a deslocação de empresários às escola, estando já agendadas intervenções de responsáveis da Iberopasta e da Lacticínios Santos Costa Lda., bem como das empreendedoras Marlene Carvalho, Verónica Paiva, da BioVó – Biocosmética e Naturaterapia, e de Maria Olímpia, da marca O Sabor da Tradição.

O projeto EmpCriança arrancou em Alcanena no passado dia 23 de Setembro e integra o plano de atividades da Startup Alcanena, estrutura de apoio ao empreendedorismo e incubação de empresas, resultante da cooperação entre a NERSANT e a Câmara Municipal. No concelho, a iniciativa envolve alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, distribuídos por 14 turmas de várias escolas.

Ao longo do ano letivo, as crianças contactam com noções básicas sobre o mundo empresarial e são desafiadas a desenvolver uma ideia de negócio, cujo percurso culmina numa apresentação pública do projeto. Paralelamente, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de competências como a comunicação, a criatividade, o trabalho em equipa e a resolução de problemas.

Leia também...

RUTIS conclui Projecto Europeu DIGITALISE ME

A RUTIS, sedeada em Almeirim, concluiu o projecto Digitalise me. Este projecto criou um conjunto de materiais de aprendizagem para melhorar as competências de…

Câmara da Chamusca reduz impostos municipais em 2022

IMI, Derrama, Participação Variável no IRS e Taxa Municipal de Direitos de Passagem vão baixar a partir de 2022.

Bala que feriu João Paulo II é a “mais valiosa jóia” na coroa de Fátima

Comemorações dos 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição.

Chamusca acolhe projecto piloto na área da demência

O município da Chamusca tem em curso o projecto “ReSense – Memória(s) com Sentido(s)”, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com…