Com o objectivo de promover a literacia financeira das empresas, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 28 de maio o 1.º workshop do projecto financiado Ribatejo InovFin, subordinado ao tema “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento”. No seminário, a associação deu a conhecer boas práticas de gestão financeira que promovem o crescimento sustentável dos negócios.

Num contexto de maior competição e de menor disponibilidade de financiamento por parte da banca, é crítico que as empresas consigam explicar de forma simples a sua actividade, identificar a rentabilidade de cada área e articular os principais determinantes da mesma. Foi este o tema apresentado pelo consultor Marco Alves que explicou à plateia que a gestão empresarial não deve apenas basear-se nos balancetes contabilísticos, mas sim em novas práticas que permitam perceber o comportamento futuro da empresa. Comprovou com a realização de um exercício prático com o envolvimento de todos os participantes, para melhor apreensão dos pressupostos em análise.

Com a mesma linha de pensamento, interveio o também consultor Virgílio Carvalho, que concretizou a informação já transmitida por Marco Alves. “As empresas necessitam, portanto, modelizar, ou seja, tentar fazer um modelo onde se preveja o que vai acontecer ao seu negócio. É necessário olhar para as empresas e fazê-las progredir”, referiu o profissional, sendo certo que este trabalho vai ajudá-las a “analisar adequadamente as necessidades de financiamento e, em caso disso, a alavancar a aprovação”.

A plateia, composta por 40 empresas, mostrou-se bastante interessada neste modelo de gestão financeiro, já usado pelas grandes empresas europeias. Ao longo de toda a sessão, muitas foram as questões colocados por empresários de sectores de actividade distintos.

De referir que o projecto Ribatejo InovFin é um projecto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

O workshop “Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento” vai ser replicado em Torres Novas dia 2 de Julho e Benavente a 05 Setembro. À semelhança deste, as inscrições são gratuitas.

Ainda no âmbito da realização de workshops que promovem a literacia financeira, a NERSANT tem agendado para o dia 6 de Junho uma sessão com o tema “A Gestão da Inovação e o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços”, cujo orador é o antigo ministro Daniel Bessa. As inscrições, igualmente gratuitas, estão disponíveis no portal da NERSANT.

Leia também...

DECO atende consumidores do concelho da Chamusca com o apoio da autarquia

O Município da Chamusca e a Associação de Defesa do Consumidor –…

Quase uma centena de empresas do distrito de Santarém distinguidas como PME Excelência 2018

91 empresas do distrito de Santarém foram distinguidas na passada quarta-feira, 17…

Couro Azul investe 10 milhões euros no reforço da capacidade produtiva

A empresa de curtumes Couro Azul, em Alcanena, está a investir 10…

Lojas CTT alargam horário

Os CTT informaram que as suas lojas vão funcionar em horário alargado,…