A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, tem um novo projecto financiado aprovado pelos fundos comunitários, que combina formação profissional e formação em contexto de trabalho para desempregados. As empresas e entidades que desejem acolher os estagiários, sem qualquer custo, podem desde já contactar a associação. O mesmo acontece aos desempregados que queiram fazer a formação.

“Operador/a de Logística”, “Assistente Administrativo/a”, “Agente em Geriatria” e “Cuidador/a de Crianças e Jovens”. São estes os cursos, com duração de 300 horas, que estão disponíveis para inscrição ao abrigo do projecto financiado que a NERSANT está a dinamizar, o Vida Activa QUALIFICA +.

Após a formação em sala, no sentido de complementar e reforçar a aquisição de competências tecnológicas, potenciando, desta forma, a empregabilidade, os formandos realizarão a Formação Prática em Contexto de Trabalho, ou seja, estágio, igualmente com a duração aproximada de 3 meses.

PUBLICIDADE

Disponível para desempregados inscritos nos Serviços de Emprego do IEFP, e, cumulativamente, inscritos num Centro Qualifica, com habilitações escolares iguais ou superiores ao 4.º ano e inferiores ao 9.º ano, os participantes na formação terão direito a uma bolsa, a atribuir a pessoas em situação de desemprego com idade igual ou superior a 23 anos (a bolsa não é atribuída a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e rendimento social de inserção), a encargos com a alimentação e transporte e ainda a um seguro de acidentes pessoais. A formação decorrerá em regime laboral, a tempo parcial, com uma carga horária semanal máxima de 28 horas. Quanto ao estágio, as empresas ou entidades da economia social que pretendam acolher os estagiários, não terão qualquer encargo com os mesmos.

A Medida Vida Activa QUALIFICA + vai assim permitir aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos desempregados, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

NERSANT organizou sessões de apresentação para as IPSS

Uma vez que dois dos cursos no âmbito da Medida Vida Activa Qualifica + são da área social, a NERSANT convidou as entidades da região a conhecer este projecto, tendo realizado nos dias 27 e 28 de novembro, sessões de esclarecimento sobre a mesma.

Nas reuniões, marcaram presença diversas instituições da região que se mostraram bastante agradadas com a realização deste projecto, que vem colmatar algumas das necessidades de formação sentidas nas suas instituições.

Nas sessões, a NERSANT convidou ainda as entidades a identificar formandos do seu interesse para frequentar a acção de formação e estágio, nas suas instalações.

Ao todo, nas suas sessões de esclarecimento, realizadas em Torres Novas e Santarém, estiveram presentes cerca de 40 entidades da economia social da região. De referir que a Medida Vida Activa QUALIFICA + é financiada através dos fundos comunitários, nomeadamente através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE).

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…