Uma “Noite dos Morcegos” foi a actividade que assinalou o lançamento da iniciativa Ciência Viva no Verão, no dia 15 de Julho, no Centro de Ciência Viva (CCV) do Alviela, em Alcanena.

A “Noite dos Morcegos” é uma actividade que permite observar em directo a comunidade de morcegos cavernícolas que, entre Abril e Setembro, mora no complexo de grutas que circunda a nascente do rio Alviela, o qual abriga mais de 5 mil morcegos de 12 espécies diferentes, nove das quais com estatuto de ameaça.

A acção começou com uma visita à exposição “Quiroptário”, que mostra a importância destes animais nos ecossistemas e a necessidade da sua conservação, levando os visitantes por um corredor, num percurso ao longo da história do Homem com os morcegos, dando a conhecer alguns mitos e lendas acerca dos Quirópteros, revelando os seus abrigos, alimentação, estratégias de caça e outras curiosidades.

De seguida, deu-se a visita ao Observatório de Morcegos Cavernícolas, onde os participantes puderam observar e interpretar, à distância e em tempo real, o comportamento das diferentes espécies de morcegos cavernícolas do Alviela, através de um sistema de videovigilância de visão nocturna de alta resolução.

O investigador do grupo Bat Ecology do CIBIO-InBIO Francisco Amorim e a bióloga do CCV Alviela e especialista em morcegos Maria João Silva conduziram a visita à descoberta das espécies residentes no Alviela, acompanhando a saída dos morcegos para o exterior da gruta, para caçar, onde foram disponibilizados detectores de ultra-sons para identificar as diferentes espécies pelos sons emitidos.

A ‘Noite dos Morcegos’ tem como objectivo alertar o público para a importância dos morcegos e para a necessidade de preservação destas espécies.

As visitas guiadas da “noite dos morcegos” decorrem sempre as 19h30 nos dias 16,17 e 30 de Julho, nos dias 7, 13, 20 e 28 de Agosto.

Rosália Vargas, presidente da Ciência Viva, destaca o programa diversificado da edição dos 25 anos, que tem um forte ligação à ciência e à comunidade cientifica.

Entre 15 de Julho e 15 de Setembro, vão decorrer quase 500 actividades ligadas à ciência nos Centros Ciência Viva de todo o país. A edição deste ano marca os 25 anos deste programa que conta com o apoio de autarquias, empresas e instituições científicas.

Leia também...

Câmara da Azambuja realiza caminhada simbólica para pedir encerramento do aterro

 O executivo municipal de Azambuja realiza na quinta-feira uma caminhada simbólica para…
Foto de arquivo

Partido Ecologista Os Verdes alerta para degradação ecológica do Tejo

Uma comitiva do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) colocou uma bandeira negra…
Foto ilustrativa

Carta aberta do movimento ProTejo aos Ministros da Saúde e do Ambiente sobre a mortandade de peixe no Tejo

O movimento PtoTejo enviou uma carta aberta aos Ministros da Saúde, Adalberto…

Câmara de Torres Novas recebe 500 mil euros para reabilitar Rio Almonda

A Câmara Municipal de Torres Novas e a Agência Portuguesa do Ambiente…