Depois de ver a lista rejeitada no Tribunal de Santarém, à qual apresentou recurso por duas vezes, o partido ‘Nós, Cidadãos!’ ganhou o recurso interposto no Tribunal Constitucional dando razão ao partido na contenda interpretativa que mantinha com o Tribunal de Santarém.

Em causa estava a diferente interpretação da Lei da Paridade quanto à sua aplicação no total da lista de candidatos (efectivos e suplentes) que o partido Nós, Cidadãos! considerava como uma lista única e onde diz que ” garantia cumprir integralmente as normas”. Já a juíza responsável pelo processo eleitoral no Tribunal de Santarém, entendia que exista um lista de efectivos e uma lista de suplentes, aplicando a Lei da Paridade a cada uma das listas acabando por rejeitar a candidatura do ‘Nós, Cidadãos!’ com essa fundamentação.

O Acórdão do TC Nº 462/2019 de 12 Set, assinado por sete juízes, que deu razão ao partido refere na decisão que “a Lista apresentada pelo partido Nós, Cidadãos! cumpre, assim, o requisito de intercalação fixado no nº 2 do artigo 2º da Lei da Paridade e, consequentemente, o limite mínimo de representação de cada sexo estabelecido no respectivo nº 1. Assiste, por isso, razão ao requerente, pelo exposto, decide-se conceder provimento ao recurso, revogando-se a decisão recorrida.”

Num comunicado assinado pela cabeça-de-lista do partido, Cristina Barradas, a candidatura do Nós, Cidadãos! a Santarém considera que esta é “uma decisão histórica do TC que reforça a legalidade democrática como pilar fundamental da democracia em Portugal e deixa o alerta para a necessidade futura de maior cuidado na formação e selecção dos responsáveis pelos processos de apresentação das candidaturas a eleições”.

O comunicado do partido conclui indicando vai iniciar a campanha eleitoral pelo distrito de Santarém com uma “motivação adicional”.

Leia também...

Jovem infectado apanhado na rua pela GNR na Tapada

Um jovem de 25 anos de idade infectado com Covid-19 foi apanhado na rua pela GNR, na quarta-feira, 15 de Abril, na localidade da…

Surto em lar de Abrantes que originou 11 mortes dado como extinto

O surto de covid-19 que começou em 29 de outubro no Centro Social do Pego, no concelho de Abrantes, e motivou 11 mortes foi…

19 partidos entregaram candidaturas para as legislativas em Santarém

Um total de 19 partidos entregaram até segunda-feira, no Tribunal de Santarém, listas de candidatos às eleições legislativas de 6 de Outubro, num distrito…

Celebrações em Fátima terão apenas as pessoas “directamente implicadas”

As celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, nos dias 12 e 13, vão contar apenas com a presença das pessoas nelas directamente envolvidas,…