Os notários portugueses criaram uma plataforma na Internet com serviços gratuitos para apoiar cidadãos ucranianos a saírem do país devido à guerra, anunciou a Ordem dos Notários (ON), que garantiu estar já a responder a muitos pedidos.

Em comunicado, a ON destaca entre os serviços disponibilizados gratuitamente as “autorizações de saída certificadas, traduzidas para ucraniano, russo e inglês, para permitir que pais com crianças menores possam circular e sair do país; termo de responsabilidade que serve de visto para transpor as fronteiras Schengen; e certificados de tradução de documentos”.

A plataforma pode ser acedida através do endereço https://www.ucrania.notarios.pt/, com a ON a assegurar a “cooperação e articulação permanente com notários” de outros países, além das autoridades portuguesas, face a um “elevado número” de solicitações que têm chegado desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Leia também...

Câmara de Santarém pede 270 mil euros ao BEI para requalificação de avenida

A Câmara de Santarém aprovou hoje a contracção de um empréstimo de 270.415 euros junto do Banco Europeu de Investimento para a requalificação da…

Inteligência Emocional, Língua Espanhol e Primeiros Socorros são as formações financiadas online para Setembro

Inteligência Emocional, Língua Espanhola – Atendimento e Primeiros Socorros são as formações financiadas online que vão avançar já no próximo mês de Setembro. Sem…

Santarém regista aumento de preços no imobiliário

Um dos mais atípicos anos de que há registo teve impactos profundos em inúmeros segmentos de atividade económica. Muitos destes privados do seu normal…

“Queremos fazer da Quinta da Atela uma referência na região”

Anabela Tereso, administradora da Quinta da Atela.