Os notários portugueses criaram uma plataforma na Internet com serviços gratuitos para apoiar cidadãos ucranianos a saírem do país devido à guerra, anunciou a Ordem dos Notários (ON), que garantiu estar já a responder a muitos pedidos.

Em comunicado, a ON destaca entre os serviços disponibilizados gratuitamente as “autorizações de saída certificadas, traduzidas para ucraniano, russo e inglês, para permitir que pais com crianças menores possam circular e sair do país; termo de responsabilidade que serve de visto para transpor as fronteiras Schengen; e certificados de tradução de documentos”.

A plataforma pode ser acedida através do endereço https://www.ucrania.notarios.pt/, com a ON a assegurar a “cooperação e articulação permanente com notários” de outros países, além das autoridades portuguesas, face a um “elevado número” de solicitações que têm chegado desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Leia também...

Trabalhadores de lares recebem formação em gestão de surtos

Os trabalhadores de lares vão receber formação na área da gestão de surtos, uma iniciativa que abrange quase 1.500 pessoas em todo o país…

Ampliação do Centro de Inovação Empresarial de Santarém aprovada pelo Alentejo 2020

Foi aprovada mais uma candidatura, ao Alentejo 2020, do Município de Santarém, para a requalificação e adaptação de um edifício permitindo a ampliação do…

Roadshow abre novas oportunidades económicas entre Paraguai e Portugal

NERSANT promoveu internacionalização na América do Sul Roadshow abre novas oportunidades económicas entre Paraguai e Portugal Cerca de noventa empresas e associações paraguaias participaram…

Vinhos do Tejo arrecadam 37 medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas

‘Quinta da Lapa Syrah Reserva tinto 2015’ foi eleito ‘Vinho Revelação – Portugal 2018’ Os Vinhos do Tejo voltam a ser presenteados com boas…