As obras de construção de uma nova conduta adutora, que devem iniciar em Outubro e têm um prazo de execução de seis meses, vai permitir abastecer as povoações da Mata, Chancelaria, Pafarrão, Lugarinho e Maçaroca a partir do Reservatório de Outeiro Grande. O contrato assinado pela Águas do Ribatejo (AR) EIM e a construtora Aquino Construções, SA tem o valor de 389.221,20 euros.

Estas povoações passam a serem abastecidas pelo sistema da EPAL a partir de Outeiro Grande.

Os trabalhos a realizar consistem na execução da nova adutora com cerca de 2138 metros de cumprimento para ligar graviticamente os dois reservatórios. O objectivo principal é abastecer as redes de distribuição servidas pelo reservatório de Rendufas (“Subsistema da Mata”) a partir do sistema em “alta” sob gestão da EPAL.

Pedro Ferreira, vogal do Conselho de Administração da AR e Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas explica que “será reforçada a fiabilidade, segurança e qualidade do serviço prestado, garantindo que o abastecimento de água de qualidade ocorre de forma regular durante todo o ano”.

Recorde-se que a qualidade da água distribuída a partir do Reservatório de Outeiro Grande é de excelência com o cumprimento de 100% dos parâmetros analisados por entidade certificada.

Segundo Pedro Ferreira, a ligação gravítica com origem no reservatório de Outeiro Grande “permitirá ainda a desactivação da captação da AC1 da Mata, dado que esta se encontra fora de serviço”.

A nova conduta de ligação entre os reservatórios será constituída por uma tubagem em Polietileno de Alta Densidade PEAD DN125 reduzindo o risco de roturas e com uma vida útil prevista para um horizonte de longo prazo.

As redes de fibrocimento, nomeadamente troço de adução e distribuição do reservatório de Outeiro Grande e o troço de distribuição do reservatório de Rendufas, serão substituídas por Polietileno de Alta Densidade PEAD. A empreitada contempla também a execução de novos recintos e a reabilitação da câmara de manobras nos reservatórios existentes em Rendufas e Outeiro Grande.

Esta operação financiada apenas com capitais próprios da AR insere-se no plano de investimentos previsto para o concelho de Torres Novas na área do abastecimento de água com o objectivo de reduzir as fragilidades existentes nos sistemas mais antigos.

Leia também...

Autarca de Abrantes preocupado com ausência de decisão do Governo sobre Central do Pego

O presidente da Câmara de Abrantes manifestou “enorme preocupação” pela ausência de decisão quanto ao futuro da Central Termoeléctrica do Pego, lembrando que estão…

Paula Borrego é a Profissional do Ano em Almeirim

Paula Borrego foi a empresária escolhida pelo Rotary Clube de Almeirim para a homenagem como Profissional do Ano 2019. A administradora da empresa Borrego…

Mais de 340 mil atendimentos em cinco anos na Loja do Cidadão de Rio Maior

Para assinalar a data a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, descerrou, 1 de Julho, uma placa no piso 0 do…

Bóia luminosa biodegradável para pesca nocturna vence concurso de bio-ideias de negócio

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo, ao abrigo do projecto Bio-Ware, dinamizaram na região um concurso de…