O Santuário de Fátima anunciou hoje a inauguração, no sábado, da exposição temporária “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”, sobre o rosário como caminho para a paz.

A exposição, que acontece 20 anos depois da edição da Carta Apostólica sobre o Rosário “Rosarium Virginis Mariae”, escrita por João Paulo II, e publicada em 16 de Outubro de 2002, visa “proporcionar uma reflexão sobre uma das dimensões mais estruturantes da mensagem de Fátima: rezar o terço para alcançar a paz”, segundo o director do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, citado numa nota sobre a mostra.

“Num mundo assolado pela guerra, o tema pareceu-nos da maior pertinência”, acrescentou este responsável, segundo o qual a exposição tem também o objectivo de apresentar esta temática aos jovens que, em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, passarem por Fátima, no concelho de Ourém.

Segundo o Santuário, a mostra pretende “pôr em diálogo peças de arte antiga e de arte contemporânea”, apresentando duas obras originais criadas propositadamente para esta exposição: “Saltério”, de Ana Bonifácio, uma peça que trabalha com terços oferecidos ao Santuário de Fátima por peregrinos anónimos, e “In Paradisum”, de Ana Lima-Netto, uma peça que trabalha o tema do Paraíso em diálogo com um Cristo Ressuscitado do século XVII e que pertence à Irmandade dos Clérigos, no Porto.

Além destas peças de arte contemporânea, a exposição integra ainda mais quatro peças que pertencem ao Museu do Santuário de Fátima: “Suspensão”, de Joana Vasconcelos, “Sinais do Presépio”, de Emília Nadal, “Jaz morto e arrefece o Menino de sua Mãe”, de Clara Meneres, e “Apanha do Maná” e “Última Ceia”, de Rolando Sá Nogueira.

Na exposição vão poder ser vistos também terços que pertenceram aos videntes Francisco, Jacinta e Lúcia.

Após a inauguração da exposição, no Convivium de Santo Agostinho (piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade), terá lugar no Centro Pastoral de Paulo VI a apresentação do tema do ano pastoral, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da XXVII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Lisboa, entre 01 e 06 de Agosto de 2023.

Na ocasião, será também apresentado por Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, o livro ”O jornal Voz da Fátima: 100 anos a olhar o mundo”, surgido no âmbito das comemorações do centenário daquele órgãos oficial do Santuário, que decorreram entre outubro de 2021 e outubro de 2022.

Leia também...

“As minhas músicas são viagens pelo amor, pela luta interior e exterior do ser humano”

Lázaro, natural de Santarém, é músico, compositor, escritor e produtor, faz música desde os 14 anos e começou a lançar os seus primeiros originais…

Maria José Pereira Malaquias celebra 100 anos no Lar de Santo António da Cidade de Santarém

D. Maria José Pereira Malaquias, natural da freguesia de Santa Iria da Ribeira de Santarém, comemorou no passado dia 19 de Março, 100 anos…

“Trabalhamos para que os agricultores reguem de forma eficiente usando a água e a energia estritamente necessárias para garantir a produtividade e a qualidade das culturas”

Ao longo de quatro décadas, a Irricampo tem sido uma empresa de referência no desenvolvimento do regadio em Portugal. Visão, organização, seriedade, competência técnica,…

Imagem de Nª Sª de Fátima ‘devolvida’ ao nicho de Muge

Uma mulher de Marinhais ofereceu uma nova imagem.