A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informou que nove membros do clero e um leigo continuam afastados do exercício ministério por causa de abusos sexuais sobre menores.

Numa informação enviada ao Correio do Ribatejo, esta terça-feira, a CEP refere que o afastamento do exercício do ministério decorre do “trabalho efectuado pela Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas, junto das respectivas Comissões, e o Grupo Vita”.

“Por via do relatório da Comissão Independente foram afastados oito membros do Clero, tendo regressado ao exercício do ministério seis sacerdotes, mantendo-se dois afastados”, começa por indicar a CEP.

A informação acrescenta que, “para além do número anteriormente apresentado foram afastados nove membros do clero e um leigo com responsabilidades paroquiais, tendo dois sacerdotes regressado ao exercício do ministério, mantendo-se os demais afastados, bem como o citado leigo”.

Em Portugal, depois do trabalho da Comissão Independente, da Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Protecção de Menores e do Grupo Vita, há atualmente nove sacerdotes afastados do exercício do ministério e um leigo das responsabilidades paroquiais.

A Conferência Episcopal acrescenta que “já se encontram a receber apoio psicológico oito vítimas e um agressor”.

De acordo com a informação da CEP, “uma vítima manifestou a intenção de pedir uma indemnização”.

Durante o ano de 2022, a CEP pediu um estudo sobre casos de abuso sexual na Igreja em Portugal nos últimos 70 anos a uma Comissão Independente, que validou 512 testemunhos relativos a situações de abuso; em Abril de 2023 a Conferência Episcopal Portuguesa criou o Grupo Vita para acolher denúncias de abuso, trabalhar na prevenção e acompanhar vítimas e agressores, tendo já recebido 56 pedidos de ajuda até meados de Setembro.

Leia também...

Abrantes recebe evento Connect4Food

A TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes, irá receber,…

28º Aniversário do Centro de Convívio da Terceira Idade do Entroncamento

No dia 11 de Junho, comemorou-se o 28.º aniversário do Centro de…

Cáritas lança campanha de apoio à população atingida pela guerra

A Cáritas Portuguesa, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), anunciou…

Encontro debate construção da democracia e participação cidadã na Europa

O município de Torres Novas acolhe, quinta e sexta-feira, o encontro “Construindo…