Diogo Peseiro, novilheiro de Almeirim, e os novilheiros Sérgio Nunes e Duarte Silva vão integrar Centro de Alto Rendimento Taurino (CART) no México (Jalisco), em 2021, no seguimento de contactos internacionais realizados pela ANDT e pela PROTOIRO, com o objectivo de desenvolver o toureio a pé português e de criar oportunidades para os jovens toureiros portugueses.

O CART resulta de uma parceria entre a Casa Toreros, uma das casas empresariais e de apoderamento mais importantes no mundo taurino, em particular na América do Sul, com ganaderos, empresários, matadores de toiros, figuras retiradas, poetas e artistas. Esta oportunidade de frequência do CART será gratuita para os novilheiros.

Serão 60 novilheiros de todo o mundo, entre os 18 e os 25 anos, que irão integrar o CART a partir de Fevereiro de 2021. Vão receber aulas de belas artes, preparação física e artística e viverão durante 60 dias como toureiros. Vão ter clínicas ministradas por figuras do toureio e irão tourear vacas e novilhos num processo de selecção, como indica Pablo Moreno, sócio fundador da Casa Toreros. A participação de todos os novilheiros será filmada e dará origem a uma série chamada “Viver como Toureiro”.

Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Duarte Silva foram aprovados pelo Comité Técnico e vão disputar os seis lugares na final deste evento. A partir do dia 40 começarão as eliminatórias, sendo que os vencedores terão acesso a novilhadas em várias praças do mundo e ganharão destaque mundial, com o objectivo de lançar a sua carreira para a alternativa.

“A Associação Nacional de Toureiros e a PROTOIRO desejam aos novilheiros portugueses toda a sorte e que esta oportunidade única possa mudar a suas vidas e possa lançar as suas carreiras”, refere uma nota.

Leia também...

“O PNI constitui uma enorme decepção para o distrito de Santarém”

O Correio do Ribatejo solicitou aos deputados da Assembleia da República eleitos…

Núcleo Rural de Coruche vence prémio “Melhor Trabalho de Museologia”

O Núcleo Rural de Coruche – Museu Municipal de Coruche recebeu na…

Idosa desaparecida desde dia 7 de Outubro em Torres Novas encontrada sem vida

Maria Helena Ferreira Frade da Silva, idosa de 84 anos, que estava…
Foto de arquivo

CIMLT lança concurso no valor de 80 ME para a rede de transportes públicos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) procedeu, no passado dia…