Apoiar os clubes desportivos e os seus dirigentes a planear, executar e avaliar a sua comunicação externa, fornecendo estratégias e propostas de ações de comunicação, são os objetivos do livro ‘Manual de Elaboração do Plano de Comunicação de Clubes Desportivos’, escrito por Alfredo Silva, Alan Ferreira e Elsa Vieira, cuja apresentação oficial decorreu no dia 12 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, inserida na tomada de posse do Conselho Municipal do Desporto.

Financiada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Programa Clube Top, a obra pretende fazer com que os clubes desportivos em Portugal se autopromovam e “comuniquem com um propósito”.

“Hoje observamos tudo e mais alguma coisa que é colocado no digital e que às vezes não tem um propósito, uma direção. O que se pretende com esta obra é dar uma orientação. Estamos a colocar este post no Facebook, no Instagram, mas o que está por detrás disto? Qual é o propósito?”, referiu Alfredo Silva, questionando a plateia composta pelos dirigentes desportivos dos clubes do concelho de Santarém.

O autor destacou o desafio que os clubes têm em mãos de, a partir dos recursos disponíveis, serem mais criativos e eficientes, sendo que a estratégia passa pela presença no meio digital, de forma a chegar até aos mais jovens.

“52% dos jovens em idade escolar passam por dia mais de quatro horas à frente de um ecrã. Evidentemente que nós queremos tirá-los da frente do ecrã para a prática desportiva, mas este dado sugere que os clubes têm de estar no digital. Os clubes têm de estar no sítio onde eles estão”, afirmou.

Alfredo Silva revelou também que, segundo um estudo efetuado pelo Programa Clube Top, os desafios mais referidos pelos emblemas desportivos passam por aumentar o número de praticantes e aumentar a sua presença e a notoriedade junto da comunidade.

“Estes dois desafios que os clubes enfrentam hoje podem ser fortemente apoiados com comunicação. É fundamental que o clube pense nisso e em como é que pode comunicar para suprir estes objetivos”, sublinhou.

Uma ideia que é igualmente defendida por Ricardo Gonçalves, presidente do IPDJ.

“É importante saber comunicar, porque se não comunicarmos bem, é só mais um ruído que aparece sem nos apercebermos”, destacou o presidente do IPDJ que revelou também alguns dados sobre a prática desportiva no país.

“Portugal é dos países da União Europeia que menos índices de prática desportiva tem na Europa. 73% da nossa população não pratica desporto regularmente, nem atividade física”, evidenciou, realçando ainda que o país apresenta igualmente um número elevado de causas de morte por doenças cardiovasculares e ligadas à diabetes, o que representa um custo para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), “entre um bilião e um bilião e meio de euros por ano”, alertou.

Na cerimónia de apresentação da obra marcaram igualmente presença Nuno Pimenta, diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e João Paulo Narciso, diretor do jornal ‘Correio do Ribatejo’.

“Temos um tecido associativo e desportivo que vive frequentemente de voluntariado e da dedicação das pessoas, que nem sempre têm a oportunidade de ter ferramentas e recursos para tirar partido da comunicação. A possibilidade de haver um manual acessível para os clubes, pode ser uma forma de ajudá-los a atingir patamares de qualidade ao nível da comunicação e que depois se pode refletir a outros níveis, como o apoio financeiro”, defendeu.

Já o diretor do ‘Correio do Ribatejo’ considerou que a presente obra “nos ensina e ajuda a olhar para o desporto com outros olhos”.

“A obra deve ser levada a sério pelos clubes porque é uma preciosa ajuda para os colocar no mapa. Vivemos tempos em que quem não comunica, não existe “, frisou João Paulo Narciso.

O ‘Manual de Elaboração do Plano de Comunicação de Clubes Desportivos’ encontra-se disponível gratuitamente, em formato digital, a todos os emblemas desportivos do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Praia Fluvial de Fernandaires recebeu a Taça de Portugal de Pesca de Achigã

A Praia Fluvial de Fernandaires recebeu, no passado dia 25 de agosto, a Taça de Portugal de pesca embarcada de achigã, numa iniciativa inserida…

Campeã do mundo de Dança de Salão dá formação a atletas de Santarém

A AITdance promoveu nos passados dias 22 e 23 de Junho, uma formação de atletas na modalidade de Dança de Salão com a ex-campeã…

União de Santarém vence derby frente ao U. Tomar

O União Desportiva de Santarém subiu esta tarde, à condição, ao primeiro lugar da Série C do Campeonato de Portugal, ao vencer em casa…

Cartaxo assinala Dia Internacional da Juventude

O calor tórrido de Agosto pede mergulhos em água fresca. Se aos mergulhos se associarem actividades divertidas, experiências únicas e espaço para alertas importantes,…