O novo posto da GNR em Alpiarça, que vai ser agora construído é uma “necessidade” antiga para garantir “dignidade” para os militares em funções, disse à agência Lusa o chefe de gabinete da Câmara Municipal.

“O posto que temos actualmente funciona em instalações camarárias sem condições e sem a dignidade que GNR merece e necessita”, assinalou Abel Pedro, chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Alpiarça.

Aliás, acrescentou, o reforço de efectivos da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizado no último ano “veio agravar” a situação, dada a falta de capacidade das atuais instalações.

Segundo disse à Lusa fonte do posto da GNR em Alpiarça, exercem funções actualmente 21 militares (20 guardas e um sargento).

O posto – refere a nota – “é uma construção de raiz, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Alpiarça”, e vai custar 1,7 milhões de euros, valor que será financiado pelo Ministério da Administração Interna.

Abel Pedro recorda que “a necessidade” de um novo posto da GNR “existe seguramente há mais de 20 anos”, mas só agora se avançou para a construção.

A Câmara Municipal de Alpiarça não arrisca um prazo para a conclusão da obra, mas admite esperar que o novo posto possa estar operacional ainda durante 2024.

Leia também...

Adiada audiência do julgamento no processo dos baldios de Rio Maior

A audiência do julgamento em que o Ministério Público pede o reconhecimento como baldios de terrenos onde foram implantadas eólicas no concelho de Rio…

Vítima de despiste na EN 114 morre a caminho do hospital

Vítima faleceu no transporte de helicóptero.

Ex-bombeiro do Sardoal condenado a seis anos e seis meses de prisão por atear fogos

O Tribunal de Santarém condenou um ex-bombeiro a seis anos e seis meses de prisão por, no verão de 2022, ter ateado oito fogos…

Festival de música erudita ZêzereArts em Tomar, Batalha, Ferreira do Zêzere e Ourém

O festival de música erudita ZêzereArts regressa este mês ao seu formato habitual, fundindo pedagogia, música e património, com cursos para músicos e oferta…