A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, convidou as empresas da região de Ourém a conhecer o trabalho da associação em torno da promoção da economia circular e da indústria 4.0. Na sessão, a associação empresarial apresentou o seu trabalho em torno de dois projectos financiados pelos fundos europeus – o Lezíria + Sustentável, para a Economia Circular, e o Get Innovation, para a promoção da Indústria 4.0 – apoiados pelo Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

“Os recursos são limitados e isso exige medidas, alterações profundas à forma como funcionam as empresas, a sociedade e a economia”. Foi esta a premissa utilizada para a apresentação do trabalho de promoção da Economia Circular que a NERSANT tem desenvolvido através do Lezíria + Sustentável, dinamizado em copromoção com CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. A realização de casos de sucesso que combinam boas práticas regionais, nacionais e internacionais, em especial para os sectores do agroalimentar, metalomecânica, transportes e logística e ambiente e resíduos, foi um dos trabalhos realizados pela associação, onde é possível perceber que as boas práticas de sustentabilidade, circularidade e rentabilidade influenciam positivamente os resultados económicos das empresas.

Após a apresentação de diversos exemplos de empresas que estão a apostar nestes princípios, a NERSANT deu a conhecer às empresas presentes uma ferramenta realizada ao abrigo do Lezíria + Sustentável. Uma ferramenta de diagnóstico para que as empresas possam conhecer o grau de sustentabilidade em que se encontram e, a partir daí, definir o seu plano de sustentabilidade. A ferramenta, explicou a NERSANT aos presentes, demora cerca de 15 a 20 minutos a responder, e é indicada para os macro-setores Agroalimentar, Metalomecânica, Transportes e Logística e Ambiente e Resíduos. Trata-se ainda de uma ferramenta de utilização gratuita e que está disponível em leziria-sustentavel.nersant.pt.

No âmbito da Indústria 4.0, e através do Get Innovation, este projecto, dinamizado em copromoção com o IPSantarém – Instituto Politécnico de Santarém, tem como objectivo preparar as empresas para a nova revolução industrial, nomeadamente através da introdução, no léxico das empresas da actualidade, de termos como Robótica e Logística Digital, IoT (Internet of Things) Segurança de Dados, Supply Chain 4.0., Big Data, e Cloud, apresentam-se como vocábulos integrantes da Indústria 4.0.

Para além da apresentação dos seus projetos, a NERSANT deu ainda a conhecer diversos mecanismos de apoio nestas áreas, nomeadamente o Projeto Simplificado – VALES, apoiado pelo Portugal 2020, especificamente o Vale Economia Circular e o Vale Indústria 4.0, ambos com financiamento a fundo perdido de 75%.

De referir que esta sessão foi realizada pela NERSANT em parceria com o Município de Ourém. A acolher as cerca de 30 empresas presentes estiveram o Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, Hélder Miguel e ainda o vice-presidente do Município, Natálio Reis.

As empresas que desejem saber mais sobre os projectos dinamizados pela NERSANT no âmbito da Economia Circular e Indústria 4.0, podem contactar a NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Leia também...

Rotary de Santarém recebe governador e integra quatro novos elementos

O Rotary Clube de Santarém recebe esta terça-feira, 26 de Janeiro, às 20h30, a visita do Governador do Distrito Rotário 1960, Roberto Carvalho, em…

Treze distritos sob aviso amarelo em mais uma semana de chuva

Portugal continental vai continuar hoje com aguaceiros por vezes fortes, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada, tendo sido emitido aviso amarelo para 13…

Jovem de Santarém inscrito na Liga Portugal Bwin

Rafael Alcobia, 18 anos, estreou-se a nível de formação pela Académica de Santarém. O jovem, natural de Santarém, posteriormente representou os escalões jovens do…

Santarém investe 937 mil euros para digitalizar comércio do centro histórico

O município de Santarém vai investir cerca de 937 mil euros, financiados integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para implementar o projeto…