A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, convidou as empresas da região de Ourém a conhecer o trabalho da associação em torno da promoção da economia circular e da indústria 4.0. Na sessão, a associação empresarial apresentou o seu trabalho em torno de dois projectos financiados pelos fundos europeus – o Lezíria + Sustentável, para a Economia Circular, e o Get Innovation, para a promoção da Indústria 4.0 – apoiados pelo Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

“Os recursos são limitados e isso exige medidas, alterações profundas à forma como funcionam as empresas, a sociedade e a economia”. Foi esta a premissa utilizada para a apresentação do trabalho de promoção da Economia Circular que a NERSANT tem desenvolvido através do Lezíria + Sustentável, dinamizado em copromoção com CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. A realização de casos de sucesso que combinam boas práticas regionais, nacionais e internacionais, em especial para os sectores do agroalimentar, metalomecânica, transportes e logística e ambiente e resíduos, foi um dos trabalhos realizados pela associação, onde é possível perceber que as boas práticas de sustentabilidade, circularidade e rentabilidade influenciam positivamente os resultados económicos das empresas.

Após a apresentação de diversos exemplos de empresas que estão a apostar nestes princípios, a NERSANT deu a conhecer às empresas presentes uma ferramenta realizada ao abrigo do Lezíria + Sustentável. Uma ferramenta de diagnóstico para que as empresas possam conhecer o grau de sustentabilidade em que se encontram e, a partir daí, definir o seu plano de sustentabilidade. A ferramenta, explicou a NERSANT aos presentes, demora cerca de 15 a 20 minutos a responder, e é indicada para os macro-setores Agroalimentar, Metalomecânica, Transportes e Logística e Ambiente e Resíduos. Trata-se ainda de uma ferramenta de utilização gratuita e que está disponível em leziria-sustentavel.nersant.pt.

No âmbito da Indústria 4.0, e através do Get Innovation, este projecto, dinamizado em copromoção com o IPSantarém – Instituto Politécnico de Santarém, tem como objectivo preparar as empresas para a nova revolução industrial, nomeadamente através da introdução, no léxico das empresas da actualidade, de termos como Robótica e Logística Digital, IoT (Internet of Things) Segurança de Dados, Supply Chain 4.0., Big Data, e Cloud, apresentam-se como vocábulos integrantes da Indústria 4.0.

Para além da apresentação dos seus projetos, a NERSANT deu ainda a conhecer diversos mecanismos de apoio nestas áreas, nomeadamente o Projeto Simplificado – VALES, apoiado pelo Portugal 2020, especificamente o Vale Economia Circular e o Vale Indústria 4.0, ambos com financiamento a fundo perdido de 75%.

De referir que esta sessão foi realizada pela NERSANT em parceria com o Município de Ourém. A acolher as cerca de 30 empresas presentes estiveram o Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, Hélder Miguel e ainda o vice-presidente do Município, Natálio Reis.

As empresas que desejem saber mais sobre os projectos dinamizados pela NERSANT no âmbito da Economia Circular e Indústria 4.0, podem contactar a NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Leia também...

Cartaxo organiza atelier “Histórias com Teatro Dentro”

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, volta a convidar as crianças…

Presidente da Câmara de Mação “estupefacto” com distribuição de apoios

O presidente da Câmara de Mação disse estar “estupefacto” com a definição…

Abrantes acende árvore de Natal com 75 metros de altura

A Câmara de Abrantes acendeu as 90 mil lâmpadas de baixo consumo…

Diferente e assertivo

Quando nos lembramos do João Moreira (e a lembrança é, como se…