Em 2022, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Distrital de Santarém (HDS) admitiu 226 doentes, o que representa um acréscimo de 23% face ao ano de 2021. Para responder às necessidades de cuidados destes doentes, foram realizadas 2.334 visitas e  percorridos 36.610 quilómetros

Desde que entrou em funcionamento, em 28 de junho de 2019, os profissionais da  UHD avaliaram  1.607 doentes, admitiram 568 e realizaram  6.911 visitas domiciliárias, tendo permanecido na casa dos doentes 5.411 horas. No total, foram percorridos 110.953 quilómetros.

A Unidade tem vindo a alargar a cobertura geográfica e atualmente assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo. Permite que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio. Garante o atendimento 24 horas por dia, todos os dias, e fornece e gere terapêutica aguda e crónica do doente e outros materiais de consumo.

Começou por ter uma lotação de três camas que aumentou para oito camas, sendo objetivo, no futuro, aumentar a capacidade instalada e iniciar o processo de certificação da Unidade junto da Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Dia Internacional do Enfermeiro assinalado na Comunidade

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinalou, a 12 de Maio, o…

Santarém garante acesso a medicamentos à população mais fragilizada

O Município de Santarém aprovou, em reunião do executivo municipal, um novo…

PCP aprofunda conhecimento sobre situação da Saúde no Distrito de Santarém

Realizaram-se ontem, 25 de Julho, dois encontros entre António Filipe, deputado do…

Utentes da saúde do Médio Tejo apresentam propostas para “marcar agenda política”

Utentes da saúde da região do Médio Tejo apresentaram no dia 19…