O número de mortos por covid-19 do Centro de Bem-Estar Social de Minde, em Alcanena, subiu para 11, havendo 102 utentes e 47 funcionários infectados.

Notando tratar-se de uma “instituição de grande dimensão, que tem dois edifícios”, Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara de Alcanena, explicou que na prática “é como se houvesse dois surtos”. Porém, como os imóveis integram a mesma instituição, considera-se que existe um.

Sublinhando que o concelho se encontra entre os classificados como de risco extremamente elevado, devido ao número de infectados no lar de Minde, Fernanda Asseiceira disse esperar que a testagem generalizada da próxima quarta-feira a todos os utentes e funcionários do lar venha a permitir “contabilizar todos como recuperados” ou “pelo menos já um elevado número de recuperados”.

A autarca lamentou o número de mortes registadas até ao momento, manifestando a sua solidariedade para com as famílias, a instituição e os funcionários, e apelando a todos os munícipes para que cumpram estritamente as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

O surto foi identificado no dia 7 de Novembro depois de uma idosa ter sido submetida ao teste ao SARS-CoV-2 quando foi internada no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Nos testes realizados em 20 de Novembro, registou-se um total de 158 infectados (111 utentes e 47 trabalhadores), havendo na altura dois mortos. Desde o dia 20 de Novembro e até hoje ocorreram mais nove óbitos, o último das quais no fim-de-semana.

Segundo os dados divulgados no domingo pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, o concelho de Alcanena tem 297 casos activos de covid-19 e 173 recuperados.

Portugal contabiliza pelo menos 4.427 mortos associados à covid-19 em 294.799 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de Novembro e até 08 de Dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados, nos territórios mais afectados, a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Leia também...

Festas de S. José animam Santarém de 15 a 19 de Março

De 15 a 19 de Março, Santarém promove as Festas de S. José, com o objectivo de vivificar as tradições da terra. Inês Barroso,…

Santarém acolhe evento para “desmistificar” a diabetes

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promove no sábado, em Santarém, um evento de informação e partilha de testemunhos, destinado a “desmistificar…

Dois feridos graves em colisão entre motociclo e ligeiro de passageiros na EN 118

Duas pessoas ficaram feridas com gravidade na sequência de uma colisão entre um motociclo e uma viatura ligeira de passageiras, na manhã desta quarta-feira,…

Camião de transporte de vinho arde na A1

Um veículo pesado de mercadorias que transportava vinho incendiou-se esta sexta-feira, 4 de Outubro, ao quilómetro 50 na Auto-estrada do Norte (A1) no sentido…