O escritor tomarense Nuno Garcia Lopes recebeu ontem, dia 2 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Campo Maior, o Prémio Literário Hugo Santos, numa cerimónia que serviu também para o lançamento da obra vencedora “Uma casa de papel onde morar”, editada pela Filigrana Editora.

É o oitavo livro de poesia do autor, metade dos quais (os mais recentes) foram premiados. Numa edição de grande qualidade gráfica, o poeta questiona, logo a partir da epígrafe de Ruy Belo, “o problema da habitação”, seja ela os “casinhotos onde os pássaros se abrigam”, ou o lugar onde nos escondemos “do olhar de deus que impassível te trespassa” ou as casas que “movem-se serenas pelos pés dos moradores”.

Perante uma casa cheia, a obra foi apresentada por Rui Cardoso Martins, escritor e guionista, na qualidade de presidente do júri, que contou também com Amelia Vadillo e Paulo Costa.

A cerimónia serviu igualmente para homenagear o patrono do prémio, Hugo Santos, natural de Campo Maior, mas que viveu grande parte da sua vida em Torres Novas, onde foi professor, pelo que a vereadora torrejana Elvira Sequeira também esteve presente. Perante vários familiares do escritor, entre os quais a filha, Ana Tavares Rodrigues, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, enalteceu também a figura desse nome relevante da cultura campomaiorense.

José Camoesas e Leonor Alegria leram poemas dos dois autores, cujos percursos se cruzaram várias vezes por causa dos livros, razão para Nuno Garcia Lopes ter afirmado que “este prémio é especial pelas ligações afectivas que teve desde o início e que se foram ampliando à medida que o processo de publicação se foi desenvolvendo”.

Leia também...

Centenas de professores reafirmam em Santarém palavras de ordem em defesa da carreira (Vídeo e fotos)

Centenas de professores concentraram-se esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, em Santarém, no Largo do Seminário, para reafirmarem palavras de ordem que se têm ouvido…

Acidente na Estrada do Campo provoca um ferido

Um veículo ligeiro de passageiros despistou-se na Estrada do Campo (EN368), entre a Tapada e Alpiarça, provocando um ferido, cerca das 18h00 desta sexta-feira,…

Coruche suspende pagamento de creches e cria isenções da taxa fixa de água e resíduos

A isenção temporária do pagamento das creches e jardins-de-infância municipais e das tarifas fixas de água e saneamento são algumas das medidas apresentadas pela…

A academia segundo Mariano Gago (parte 1)

Nota: Pela primeira vez um artigo meu é dividido em três partes. O tema é profundo e multifacetado, encontrando-se na ordem do dia depois…