O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, organizada pelo Município de Campo Maior, com a obra “Uma casa de papel onde morar”. A entrega do prémio está prevista para dia 2 de Outubro, numa cerimónia que integra o lançamento do livro.

Nascido em Campo Maior, em 1939, Hugo Santos viveu desde os anos setenta em Torres Novas, onde era professor. Prolífico escritor, a sua obra, com que prolongou sempre a ligação ao Alentejo natal (que agora o homenageia com esta iniciativa) teve pontos altos na poesia, no romance e no conto, que lhe valeram importantes distinções. Faleceu a 6 de Novembro de 2018, na sequência de um acidente vascular cerebral. A proximidade física proporcionou diversos encontros entre os dois escritores, bem como a participação conjunta nalgumas iniciativas.

“Uma casa de papel onde morar”, que vai ser editado pelas Edições Filigrana, é o oitavo livro de poesia de Nuno Garcia Lopes e o terceiro consecutivo galardoado em prémios literários, tendo o seu autor recebido igualmente a medalha municipal de mérito, atribuída pelo Município de Tomar, pelo conjunto da sua obra.

Leia também...

Entrega dos prémios do 3°Concurso Fotográfico “Um olhar sobre a Chamusca e Pinheiro Grande” 

A Entrega dos prémios do 3°Concurso Fotográfico “Um olhar sobre a Chamusca e Pinheiro Grande” decorreu no passado sábado, dia 10 de Junho, na Sede da…

Aeroporto: Comunidade das Beiras e Serra da Estrela também defende Santarém

A Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela defendeu hoje Santarém como “escolha ideal” para implantar o novo aeroporto internacional. Em comunicado,…

Fernando Mendes apresenta “Insónia” no Cineteatro S. João

O Cineteatro S. João recebe no próximo dia 7 de Março, pelas 21h30, o teatro “Insónia”, uma peça que brinca com coisas sérias com…

Projecto de reabilitação Alviela 7.7 adiado devido às condições meteorológicas

As obras para reabilitação do Rio Alviela, que deveriam estar concluídas em 31 de Dezembro, foram adiadas devido às condições meteorológicas, disse o vereador…