O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, organizada pelo Município de Campo Maior, com a obra “Uma casa de papel onde morar”. A entrega do prémio está prevista para dia 2 de Outubro, numa cerimónia que integra o lançamento do livro.

Nascido em Campo Maior, em 1939, Hugo Santos viveu desde os anos setenta em Torres Novas, onde era professor. Prolífico escritor, a sua obra, com que prolongou sempre a ligação ao Alentejo natal (que agora o homenageia com esta iniciativa) teve pontos altos na poesia, no romance e no conto, que lhe valeram importantes distinções. Faleceu a 6 de Novembro de 2018, na sequência de um acidente vascular cerebral. A proximidade física proporcionou diversos encontros entre os dois escritores, bem como a participação conjunta nalgumas iniciativas.

“Uma casa de papel onde morar”, que vai ser editado pelas Edições Filigrana, é o oitavo livro de poesia de Nuno Garcia Lopes e o terceiro consecutivo galardoado em prémios literários, tendo o seu autor recebido igualmente a medalha municipal de mérito, atribuída pelo Município de Tomar, pelo conjunto da sua obra.

Leia também...

Câmara de Abrantes aprova orçamento de 50,7 ME para 2024

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou o orçamento para 2024, no valor de 50,7 milhões de euros (ME), montante que representa um crescimento global…

Salvaterra de Magos assinala Dia Municipal para a Igualdade

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, em parceria com EAPN Portugal, Núcleo Distrital de Santarém, vai assinalar o Dia Municipal para a Igualdade,…

Mariza actua nas comemorações do 107º aniversário de Alcanena

A cantora Mariza actua no próximo sábado, às 21:00, em Alcanena, no âmbito das celebrações do 107.º aniversário da criação deste concelho ribatejano. Mariza…

Derrocada atinge ambulância dos Bombeiros Municipais no Cartaxo

Registou-se na noite de ontem, quarta-feira, a derrocada de uma habitação na Rua Manuel Correia Ramalho, no Cartaxo, que atingiu uma ambulância dos Bombeiros…