FOTO DE MUNICÍPIO DE TOMAR

O Município de Tomar promoveu, de 24 a 26 de Maio, mais uma edição do “Programa ColorADD nas Escolas”, no qual foram rastreadas nas escolas públicas e privadas do concelho um total de 227 crianças.

O programa tem como objetivo rastrear precocemente casos de daltonismo nas escolas, bem como sensibilizar e ensinar aos mais novos a linguagem universal do código ColorADD, em que cada cor tem um código associado.

FOTO DE MUNICÍPIO DE TOMAR

A iniciativa, direcionada para crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, em particular para os alunos do 3.º ano de escolaridade, surgiu no seio da Associação ColorADD.Social, que se dedica a promover e potenciar a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo.

Segundo a associação, o daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação que afeta um em cada 10 homens e uma em cada 200 mulheres. Esta limitação de condição hereditária, que afeta 350 milhões de pessoas no mundo, cria ao seu portador grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional e, no contexto do processo de aprendizagem, tem impacto no sucesso escolar.

Leia também...

Câmara de Santarém reforça apoio financeiro a freguesias do concelho

A Câmara de Santarém vai apoiar as freguesias de Abrã, Alcanhões, Moçarria, União de Freguesias da Cidade de Santarém e União de Freguesias de…

Trabalhadores da Sumol+Compal em Almeirim em greve por aumentos salariais

Os trabalhadores da unidade de Almeirim da Sumol+Compal estão hoje em greve, exigindo aumentos salariais, a retoma da contratação coletiva e a redução do…

Rússia e Ucrânia apresentam “sinais de cansaço” mas conflito ainda está para durar

O Major-General João Vieira Borges foi o orador convidado pelo Rotary Clube de Santarém para o jantar-palestra de fevereiro, mês rotário da Consolidação da…

Cerca de 80 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio

Cerca de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Porto, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo…