Em termos gerais, o que é o Portugal FIT?

O Portugal Fit é o maior evento de fitness em Portugal. É um evento para todos, profissionais, atletas, sócios de ginásios e amantes do exercício físico no geral, onde, num só local, se congregam aulas de grupo com milhares de pessoas a treinarem ao mesmo tempo, provas de culturismo, competições de exercício físico, congresso sobre exercício e saúde, tertúlias sobre vários temas e, claro, uma feira que reúne as principais marcas do mundo do desporto.

Depois de dois anos de interregno, o que está preparado para este regresso?

Para esta edição que está de regresso desde a sua última em 2019, preparámos várias novidades. Desde logo os Performance Manz Games. São uma novidade este ano, pois são uma evolução dos anteriores Manz Cross Games. Estes novos “jogos” são mais “democráticos”, pois permite que qualquer pessoa, em diferentes níveis de condicionamento físico, possa deles fazer parte, seja a título individual seja em dupla.

Temos também o Congresso de Exercício e Saúde, em parceria com o CIDEFES – Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde da Univ. Lusófona. É um evento que vai congregar a comunidade do exercício e a comunidade científica num só espaço, abordando temas como a Psicologia e Pedagogia do Exercício, a Avaliação e Prescrição do Exercício, e o Exercício e Doenças Crónicas não Transmissíveis.

Mas o grande ex-libris do evento são as masterclasses. Imagine milhares de alunos a praticarem ao mesmo tempo uma aula de BodyPump, BodyCombat ou RPM. É sempre um momento cheio de energia, diversão, alegria, que marca sempre de quem dele faz parte.

E, claro, o nosso espaço de feira com diversos produtos e materiais de exercício físico. Um óptimo local para encontrar excelentes oportunidades, bem a tempo dos presentes de Natal.

Quais são os grandes destaques do programa?

Julgo que muito já foi mencionado na pergunta anterior. Mas queremos ainda destacar a presença de Roman Truttmann, trainer nacional da Les Mills Suíça, que vem a Portugal partilhar a sua energia com milhares de participantes na masterclass de BodyPump, GRIT, BodyAttack e Core.

Vamos ter igualmente várias provas de culturismo que se inserem no calendário de provas nacional da WABBA – a World Amateur Bodybuilding Association e que é nossa parceira nesta edição.

Queremos ainda destacar o encontro nacional para proprietários e gestores de clubes, e o encontro nacional de docentes, que contará com a presença de diversos oradores convidados, como Rowena McEvoy, Paulo de Vilhena ou Tomaz Morais, abordando temas tão diversos, mas fundamentais, como recrutamento e retenção de talento, a omnicanalidade nos clubes de fitness e a constante melhoria de performance.

Quais são as expectativas da organização?

Esperamos casa cheia como tem sido apanágio nas últimas edições. Estamos com expectativa como vão reagir as pessoas após dois anos de ausência, mas temos um programa e um conjunto de actividades e propostas muito atractivas e diversificadas que, acreditamos, vão fazer deste Portugal Fit mais uma edição de sucesso.

Portugal continua a ter uma taxa muito baixa de exercício físico. Este evento poderá dar um contributo para inverter esta tendência?

Esse é sempre o nosso objectivo, contribuir para o aumento da actividade física dos portugueses. Aliás, o nosso lema é “Pôr Portugal a Mexer”. E é algo que aqui na MANZ já fazemos há 30 anos, desde a nossa fundação com a introdução das aulas de grupo em Portugal, com a marca Les Mills e com as várias convenções de fitness que fomos fazendo ao longo do país.

A abertura da nossa escola de formação de profissionais de fitness, por exemplo, é mais um contributo que queremos dar, formando mais profissionais, aumentando a oferta, para que toda a gente possa treinar, ser mais feliz, sentir-se melhor, ter mais saúde e contrariar os números do sedentarismo e das doenças a si associadas.

Porquê a escolha de Santarém para a edição deste ano?

Santarém sempre se afirmou nos grandes eventos nacionais e internacionais. O CNEMA tem sido palco de muitos deles.

O Portugal Fit insere-se nesta lógica e logo numa aposta muito forte que a autarquia está a fazer na promoção do desporto, actividade física e modos de vida mais saudáveis. Por isso, para nós, a escolha de Santarém era lógica, não só pelo extraordinário apoio que recebemos de todos os envolvidos, da Câmara e da Viver Santarém, mas também pelas condições que a cidade oferece, pela sua proximidade a Lisboa e ao centro do país e pelas suas facilidades de acesso.

O que se pode esperar desta parceria do Município com a Manz?

Queremos que seja uma parceria para continuar e que até não se limite apenas à organização do Portugal Fit. Há muito mais que podemos fazer em conjunto para a promoção do exercício físico e para a adopção de hábitos saudáveis.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.