O dia 25 de Abril tem início às 11h00, com um Desfile simultâneo de Bandas Filarmónicas do Concelho: Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho e Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria, a caminho de Salgueiro Maia, para a cerimónia evocativa do 25 de Abril “Cravos para Salgueiro Maia”, às 11h30 que conta com a participação de familiares, amigos, entidades públicas e oficiais. Esta iniciativa conta também com a apresentação de uma intervenção artística de Fernanda Narciso e de alunos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

Às 12h30 tem lugar o Almoço Comemorativo do 25 de Abril, no antigo Refeitório da Ex-Escola Prática de Cavalaria, para o qual estão convidados todos quantos se queiram associar.

Inscrições: Comissão das Comemorações do 25 Abril – Associação Cultural – 963 512 243 / 964 563 460 e Emoção d’Imagens – 243 323 212 – Rua Dr. Pedro Canavarro (rua do Minipreço).

Às 16h00 é inaugurado o Painel de Arte Urbana da Scalabitana Mariana Simão, “Uma desconstrução visual do Cravo – símbolo do 25 de Abril”, no Jardim da República.
Pelas 16h15, há “Histórias de Liberdade”, pelo Aqui Há Gato, no Jardim da República.
Às 16h45, vamos Marchar pelo Futuro – Desfile da Liberdade, num percurso do Jardim da República à Igreja da Graça, com a participação da Banda Filarmónica da Gançaria. A organização convida os partidos políticos, associações culturais, desportivas, movimentos cívicos e população em geral, a associar-se a esta iniciativa.

Pelas 17h30, a Igreja da Graça é palco do Encontro de Coros, integrado no projecto “Abril Mês do Coro”, que com a participação do Coral da Cidade de Vila Real, Coro Capela Marta (Póvoa de Varzim), Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e Coro do Círculo Cultural Scalabitano. Entrada livre (limitada à lotação do espaço).
Ao longo de todo o mês de Abril, vão decorrer diversas intervenções de Contadores de Histórias, nas escolas do Concelho.

As comemorações do 25 de Abril tiveram início a 2 de Abril e prolongam-se até dia 18 de Junho.

A organização das comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril, está a cargo da Câmara Municipal de Santarém – Santarém Cultura e das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém – Associação Cultural. Esta iniciativa tem como parceiros: AJA – Associação José Afonso – Núcleo de Santarém, CCRS – Centro Cultural Regional de Santarém, Cineclube de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano, Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Livraria e Associação Aqui há Gato, Poemas e Fantasias – Associação, SRO – Sociedade Recreativa Operária de Santarém e SRO – Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém.

Conta também com os seguintes apoios: Diocese de Santarém, Junta de Freguesia de Abrã, Junta de Freguesia de Alcanede, Junta de Freguesia de Alcanhões, Junta de Freguesia de Amiais de Baixo, Junta de Freguesia de Pernes, Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta, Junta de Freguesia do Vale de Santarém, União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês, União de Freguesias da Cidade de Santarém e W Shopping.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.