A 1 de Outubro, data em que se inicia um novo ciclo hidrográfico, é assinalado, em Portugal, o Dia Nacional da Água, a par com o dia 22 de Março em que a água é lembrada e reconhecida a nível mundial.

Devemos aproveitar estas ocasiões para relembrar que a água é um recurso escasso e essencial, pelo que importa que todos possam tomar consciência da necessidade do seu uso consciente e eficiente.

Não pode ser apenas nestas datas que todos tomamos consciência do valor e relevância deste recurso, porque depende de cada um de nós, no nosso dia-a-dia, poder contribuir para uma maior eficiência na utilização da água.

Na nossa região, e no particular do concelho de Santarém, não existem constrangimentos relevantes no acesso a este bem essencial, mas o fenómeno das alterações climáticas tende a alterar, de forma global, não só a quantidade de água potável, mas também a sua qualidade.

Existem grandes desafios no domínio da utilização da água, permitindo-me destacar neste texto a necessidade de redução ao mínimo do uso da água potável em actividades que possam ter o mesmo desempenho com águas de qualidade alternativa e de outras origens que não a rede pública de água potável. Este objectivo pode alcançar-se através da promoção da utilização de água da chuva e da reutilização de águas residuais tratadas.

Vamos ter de introduzir, de forma faseada e com o conhecimento antecipado de todos os operadores da construção e cidadãos em geral, exigências de reutilização de água doméstica, para regas, lavagens de exterior e até águas sanitárias, ao nível dos processos de licenciamento.

De igual modo, é necessário desenvolver projectos de reaproveitamento de água residual semi-tratada, por exemplo, na agricultura, potenciando ganhos de eficiência para todos, como recentemente discutimos na Agroglobal, com o apoio de investigadores, agricultores e responsáveis das entidades gestoras dos sistemas de abastecimento e tratamento.

Outra grande luta será no combate às ineficiências dos sistemas de abastecimento, continuando a cruzada contra as perdas de água.

É também com esse intuito, que neste dia, assinalando o Dia Nacional da Água, lançamos a nova app Águas de Santarém, que permitirá que, a partir de um qualquer smartphone, os nossos clientes possam ter acesso à gestão dos seus contratos, comunicar leituras, requerer referências de pagamento, aderir a serviços como a factura electrónica e débito directo, pedidos de apoio e intervenção, aceder às informações sobre a rede, qualidade da água, e como matéria mais importante, poder comunicar ocorrências, seja relativamente ao seu contrato, seja em espaço público, podendo até carregar fotografias.

Porque o uso eficiente da água deve ser promovido e executado por cada um de nós, teremos de, em conjunto e sem excepções, tomar este desígnio como público e coletivo. Só assim conseguiremos preservar este recurso e assegurar que as gerações vindouras continuarão a ter acesso a água potável, em quantidade e qualidade suficientes.

Ramiro Matos

Presidente do Conselho de Administração da Águas de Santarém

Leia também...

Município de Sardoal aderiu à iniciativa “Gosto do Meu Mercado”

O Município de Sardoal aderiu à iniciativa “Gosto do Meu Mercado”, que…

Chefe do Estado-Maior do Exército recebido em Santarém

Por ocasião das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o…

Câmara Municipal do Entroncamento aprova apoios de 80 mil euros na área da Educação

O município do Entroncamento anunciou apoios na ordem dos 80 mil euros…

JMJ: Reitor de Fátima classifica Jornada como “afirmação da catolicidade”

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, classifica a Jornada…