O Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, Alcanena, acolhe, até 31 de Dezembro, a exposição “Roque Gameiro – a arte de pintar a vida: obras emblemáticas”, afirma em comunicado a Câmara de Alcanena.

A exposição está inserida na programação do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, que tem agendado para dia 06 de Outubro, no jardim do museu, um concerto pelos Charales Chorus, comemorativo do Dia Internacional da Música.

A programação do museu inclui ainda, no dia 07 de Outubro, a actividade dedicada a crianças “Laço Verde” e, no dia 13, um ‘workshop’ de Terracota, orientado por Antonieta Roque Gameiro, no Atelier de Desenho e Pintura, espaço que inicia a sua actividade lectiva (aulas semanais) no dia 17.

A criação de um museu dedicado à obra de Alfredo Roque Gameiro surgiu por iniciativa de familiares e conterrâneos admiradores da obra do grande Mestre da aguarela portuguesa.

Abriu pela primeira vez ao público em Novembro de 1970 e ficou instalado provisoriamente numa parte da moradia que tinha servido de residência aos seus pais. Para o efeito, foi adaptada pelo arquitecto Martins Barata, mantendo-se esta solução provisória até 1980.

Dos esforços conjuntos do Município de Alcanena e do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro foi possível a aquisição da “Casa dos Açores” por parte da Câmara Municipal, em 2001, para aí ser instalado o Museu de Aguarela Roque Gameiro, inaugurado a 29 de Julho de 2009, pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama.

 

Leia também...

“Verão In. Str… é um Espanto!” de 17 a 23 de Agosto com destaque para espectáculo dos ‘Três Bairros’

Concerto com os “Três Bairros”, no Largo do Seminário A iniciativa “Verão…
Foto ilustrativa

Inaugurada Exposição Comemorativa do Centenário de José Saramago na Sala de Leitura Bernardo Santareno

Foi inaugurada, no passado dia 22 de Julho, na Sala de Leitura…

Transportes públicos no Médio Tejo com reduções de pelo menos 40%

As assinaturas dos transportes públicos no Médio Tejo vão ter uma redução…

Clubes acusam Concorrência de desconhecer o sector e ignorar contexto pandémico

Os clubes multados em 11,3 milhões de euros, por restrição da concorrência…