As obras da nova Casa do Benfica de Santarém arrancam no próximo mês de Setembro, anunciou o Clube da Luz recentemente no seu site oficial. As obras da embaixada nº 4 do encarnados estiveram suspensas até agora devido à pandemia Covid-19.
O novo espaço, que vai nascer no Jardim da Liberdade e substituir a velha sede localizada no Centro Histórico de Santarém, terá vários espaços atractivos e novidades não só para os Benfiquistas, mas para toda a cidade.
A nova direcção da Casa Benfica de Santarém vê no projecto Casa Benfica 2.0 o trunfo para atrair mais sócios e atletas, assim como um convite a todos aqueles que se quiserem juntar.
Em declarações ao programa “Pelas Casas do Benfica” da BTV, Luís Santos, presidente da Casa do Benfica de Santarém, deu conta das principais mudanças que a nova imagem trará à cidade.
“As nossas estruturas não nos permitem ter restauração ou um espaço para os Benfiquistas usufruírem. A Casa 2.0 vai ter restaurante e uma loja oficial, o que permite mais visitantes e uma maior oferta para os nossos adeptos”, começou por relatar o presidente Luís Santos.
“A actual Casa está no centro histórico, dificulta sempre o acesso. A nova Casa tem sede no centro da cidade, tem estacionamento, terá também um ATL para as crianças fazerem actividades após as aulas e ainda um campo de futebol ao dispor de todos os residentes da cidade”, acrescentou.
A Casa do Benfica de Santarém será o modelo das Casas 2.0 e a primeira a vestir-se com a nova imagem.
“É um orgulho ter esta Casa, o Benfica ter-se lembrado de nós e de ter dado a oportunidade a todos os habitantes de usufruir deste projeto e de uma marca que é de grande projeção a nível mundial: o Benfica”, frisou.
Setembro aproxima-se e com ele chegam as tão esperadas obras que põem em marcha o nascimento da nova Casa.
“Espero que seja algo de muito benéfico para a nossa cidade. Fomos escolhidos essencialmente por sermos uma Casa muito antiga e estarmos numa cidade histórica. Espero que seja uma oportunidade de os Benfiquistas se reunirem para ver jogos e estarem com os amigos”, perspectivou o vice-presidente do braço armado do Clube, Hélder Domingos.
Mas a Casa Benfica Santarém será mais do que um lugar para tardes de futebol, ou não fosse a embaixada formadora de grandes atletas nas modalidades de judo e tiro.
“O judo, para mim, é uma paixão. Já existe há muitos anos em Santarém e nós formámos o atleta medalhado Nuno Delgado. Esta sempre foi uma aposta da direcção e é já uma tradição. Queremos obter um espaço mais amplo para a prática da modalidade e para atrairmos mais atletas”, revelou Hélder Domingos, apontando ainda que a Casa tem 30 judocas, o mais novo com quatro anos.
Alexandre Fernandes, representante da secção de tiro, espera “melhores condições” para os treinos da modalidade, que conta com 22 atletas.
“Temos duas equipas de tiro com excelentes resultados. Fazemos tiro olímpico nos 10 metros e temos o free target, com muito boas prestações a nível mundial. Já tivemos um atirador em 4.º lugar no Campeonato do Mundo, a competir com 300 atletas”, ressaltou.
Bruno Silva, praticante de free target esclarece: “A modalidade apareceu em Portugal em 2007 e já temos campeões nacionais da Casa Benfica Santarém. A actual campeã já o foi quatro vezes.”
“Normalmente há segmentação dos géneros, mas como em Portugal só há uma senhora, ela treina com os homens e é melhor do que eles!”, apontou, em tom de brincadeira.
Quanto ao futuro das modalidades, o presidente Luís Santos ambiciona mais atletas e novas actividades.
“Neste momento estamos a avaliar novas actividades, mas o nosso objectivo principal é arranjarmos estruturas e fomentarmos as actividades que já temos. Temos de dinamizar, chamar mais atletas e a Casa 2.0 será um chamariz para isso”, objectivou.