A presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) disse à agência Lusa que a maioria dos estabelecimentos de alojamento turístico em Fátima apresenta números otimistas de ocupação para o período da Páscoa.

“Embora nem toda a capacidade instalada, em termos de empreendimentos turísticos, tenha reaberto, a maioria dos estabelecimentos de alojamento turístico em funcionamento apresenta números otimistas de ocupação para o período da Páscoa, período este que, tradicionalmente, marca o início de época turística”, afirmou Purificação Reis.

Reconhecendo que a capacidade instalada em Fátima “ainda está longe de estar esgotada” para esta semana, Purificação Reis destacou que “as taxas de ocupação já animam os empresários”.

A presidente da ACISO explicou que “este aumento do fluxo turístico se faz sentir, essencialmente, à custa do mercado espanhol e que ainda não se conta com movimento significativo oriundo de mercados de longa distância, como seria já habitual quando comparado com anos pré-pandemia” de covid-19.

Purificação Reis adiantou que, “decorridos dois anos fortemente impactados pela pandemia, o setor do turismo religioso começa a sentir sinais de retoma, ainda lenta e restrita a mercados de proximidade, mas, ainda assim, com boas perspectivas para a semana da Páscoa”.

Quanto às perspectivas para o resto de 2022, a responsável da ACISO admitiu que os empresários estão “apreensivos com o impacto que a recente guerra na Ucrânia terá na operação do ano”, além de que “não se esquecem de que a pandemia ainda afeta o setor”.

Purificação Reis referiu que, “ao contrário do habitual, as reservas são agora efetuadas mais em cima da hora e que as reservas efetuadas com muita antecedência sofrem cancelamentos frequentes”.

“Sem uma recuperação plena da ‘tour’- operação dos mercados de longa distância, dificilmente os números voltarão aos níveis de 2019”, declarou.

Referindo “quebras nas dormidas, de 78% em 2020 e 64% em 2021, comparativamente com 2019”, Purificação Reis “espera que em 2022 se recupere alguma normalidade no fluxo turístico e, consequentemente, uma evolução significativa dos números de turistas e de dormidas”.

“Para tal é fundamental a recuperação da mobilidade e a confiança na segurança do destino”, defendeu.

No dia 01 de Abril, o Santuário de Fátima anunciou que, dois anos após o início da pandemia de covid-19, que condicionou as celebrações em 2020 e 2021, o tríduo pascal “volta a poder ser vivido sem restrições de lugares”.

“Dois anos depois da difícil situação da pandemia, que marcou as celebrações pascais em 2020 e 2021, o Santuário de Fátima vai reforçar o seu programa celebrativo na Páscoa, já sem restrições à participação dos peregrinos, mas mantendo a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos”, revelou.

O Santuário, na sua página da internet, adiantou que, no entanto, “continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações pascais”.

Leia também...

Nersant apresenta “Melhor Turismo 2020” às empresas do distrito

O Programa “Melhor Turismo 2020” vai ser apresentado em Torres Novas, na sede NERSANT, no próximo dia 14 de Janeiro, e na Startup de…

Candidatura para Rota do Almonda aprovada pela CCDRC

A CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) aprovou a candidatura do Município de Torres Novas para a criação da Rota do…

Wine Trail no dia 29 de Março na Quinta São João Batista

O Grupo Enoport Wines realiza um Wine Trail pela Biodiversidade na Quinta São João Batista, inserida na reserva da Biosfera do Paúl do Boquilobo,…

Barco Varino “Vala Real”, regressa às águas do Tejo, em Azambuja

O Barco Varino “Vala Real” está de regresso às águas do Tejo, para passeios à descoberta do património natural e cultural da região, estando…