Oeste divide financiamento dos passes interregionais com Médio Tejo e Lezíria

A Comunidade Intermunicipal do Oeste chegou a acordo com as congéneres do Médio Tejo, Lezíria e Leiria para dividirem o financiamento dos passes nas deslocações inter-regionais em transportes públicos, anunciou hoje o seu presidente.

A OesteCim tinha anunciado, a partir de abril, um desconto de 30% nos passes das ligações rodoviárias inter-regionais.

“Tivemos um mês a suportar a totalidade do custo com o desconto de 30% e a partir de agora suportamos só uma parte”, afirmou à agência Lusa o presidente da OesteCim, Pedro Folgado, adiantando que as quatro comunidades intermunicipais já chegaram a acordo, faltando apenas assiná-lo.

Nas ligações entre os concelhos da região Oeste com os da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o desconto sobe para 40%, sendo 25% suportado pelo Médio Tejo e 15% pela OesteCim.

Entre os concelhos do Oeste e os de Leiria, o desconto dos passes nas deslocações intermodais mantém-se nos 30%, passando 15% a ser suportado pela OesteCim e os restantes 15% por Leiria.

A repartição de encargos para financiar o desconto de 30% é também igual entre a OesteCim e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Além dos 1,3 milhões de euros que recebeu do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes, a OesteCim financiou os novos passes com mais cerca de 400 mil euros, para abranger não só as ligações rodoviárias com outras regiões, mas também os estudantes universitários.

Os autarcas do Oeste solicitaram uma reunião ao secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade para virem a obter orientações do Governo quanto ao financiamento dos passes dos estudantes universitários.

Esses títulos eram comparticipados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e deixaram de o ser com a entrada em vigor das novas reduções tarifárias.

“A continuar assim, só financiamos até ao final deste ano letivo e já não financiamos para o próximo ano letivo”, avisou Pedro Folgado.

A OesteCim integra os municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras (distrito de Lisboa) e Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré e Peniche (distrito de Leiria).

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é composta pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Da Comunidade Intermunicipal de Leiria fazem parte os municípios de Alvaiázere, Ancião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, rio Mário, Salvaterra de Magos e Santarém estão inseridos na Comunidade Intermunicipal da Lezíria.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS