Oficinas Criativas de Educação pela Inovação já arrancaram

Decorreu na quarta-feira, dia 5 de Dezembro, o arranque das Oficinas Criativas de Educação pela Inovação, no âmbito do PIICIE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo.

Nas Oficinas Criativas de Educação pela Inovação, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar e projectar actividades aliciantes, assentes no “saber fazer”, que serão postas em prática no Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) da Lezíria do Tejo.

Este Laboratório Móvel consiste num autocarro transformado, no qual serão desenvolvidas actividades inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos Professores em articulação com as Equipas Multidisciplinares de Intervenção Comunitária (EMIC), tendo como público alvo crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário. Estes espaços de inovação têm como principal missão a criação de ambientes educativos inovadores, verdadeiros laboratórios de aprendizagem, propícios à utilização de novas metodologias de ensino e aprendizagem. O Laboratório Móvel irá circular por cada um dos Agrupamentos de Escolas integrados no PIICIE LT, prevendo-se o início deste roadshow no decorrer do presente ano lectivo.

Enquadrados na implementação e operacionalização do Laboratório Móvel, antes do arranque das Oficinas Criativas de Educação pela Inovação decorreram três workshops, que tiveram como objectivo planificar as actividades a desenvolver no Laboratório, através dos contributos, sugestões e inputs de todos os presentes. Os workshops, que tiveram lugar nos dias 26 de Outubro, 9 e 23 de novembro, na CIMLT, contaram com a forte motivação, participação criativa e envolvimento de Directores de Agrupamentos de Escolas, Professores de diversas áreas, Vereadores e Coordenadores de Educação dos 19 Agrupamentos de Escolas dos 10 Municípios da Lezíria do Tejo que fazem parte do PIICIE LT, tal como das Equipas Multidisciplinares de Intervenção Comunitária (EMIC).

Neste sentido, a equipa do PIICIE LT agradeceu a presença e participação de todos os envolvidos, destacando a importância do distinto contributo de cada um dos elementos, que permitiu a valorização e integração de diferentes ideias, conhecimentos e vivências, que favoreceram uma melhor adequação das propostas às necessidades e realidade de cada Município e Agrupamento de Escolas.

Recorde-se que o PIICIE LT, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020), decorrerá ao longo do triénio 2017-2020 e visa a promoção do sucesso escolar através da implementação de acções integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objectivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

Saiba mais sobre o PIICIE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo em http://www.cimlt.eu/actividades/gestao-de-programas-e-projectos/plano-integrado-e-inovador-de-combate-ao-insucesso-escolar-da-leziria-do-tejo

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS