Foto: Câmara Municipal de Alcanena

A aldeia do Espinheiro, em Alcanena, volta a receber entre 13 e 21 de Dezembro o “Natal na Aldeia”, um programa comunitário com música, teatro, oficinas, animação itinerante e tradições locais que envolvem toda a população.

A terceira edição do evento, organizado pela Câmara de Alcanena com a comunidade local, pretende valorizar memórias, costumes e saberes do Espinheiro, oferecendo “um Natal da simplicidade, dos valores ambientais e do encontro das pessoas”, segundo o município.

O vereador da Cultura, Gabriel Feitor, destacou à agência Lusa “uma aposta contínua”, reforçada pelo envolvimento dos habitantes e pela participação da comunidade migrante através do projeto de inclusão social “Espinheiro Criar & Integrar”, que ao longo do ano produz materiais, objetos e elementos decorativos para o evento.

“É um evento singular no panorama regional e nacional, profundamente participativo. Sem a comunidade, o Natal na Aldeia não seria o mesmo”, afirmou.

Financiado pelo Centro 2030, o “Espinheiro Criar & Integrar” pretende preservar as tradições e promover a inclusão social da população migrante do concelho através da arte e da cultura locais, criando espaços de aprendizagem colaborativa entre residentes e recém-chegados.

As oficinas comunitárias, que funcionam como encontros intergeracionais, incentivam a partilha de saberes, a criação conjunta e a revitalização de práticas artesanais.

“Tivemos a colaboração de vários migrantes, num verdadeiro espírito de humanismo e solidariedade que reforça a identidade do evento”, sublinhou o vereador.

A programação arranca no dia 13, às 15h00, no Largo João Davide Lourenço, com música itinerante, oficinas, contos e o Auto de Natal na igreja, culminando à noite com o espetáculo “Canções à Nossa Mesa”, de Rui Vaz, na Casa do Povo.

No domingo, 14 de Dezembro, o programa inclui música ao vivo, oficinas de feno e bolos de noiva, jogos tradicionais, magia, atividades ecológicas para crianças e animação itinerante com o Pai Natal Orquestra.

Durante toda a semana, as ruas acolhem um mercadinho de Natal, teatro, jogos, atividades para famílias e as Oficinas Comunitárias, que trabalham com materiais reutilizados e elementos da tradição local.

Feitor destacou ainda “a pista de gelo, a gastronomia, a Quinta do Gepeto – com animais e objetos em madeira criados na oficina comunitária – e o espetáculo de contos de Natal da Áurea, no dia 14, na Casa do Povo”.

A iniciativa integra também um momento conjunto entre o Museu Municipal e o Museu da Aguarela Roque Gameiro, dedicado aos sabores do Natal, num “primeiro passo para a futura rede de museus do concelho”.

A par deste momento, o programa inclui concertos de associações locais, como o Coral Polifónico Jubilar, e animação musical diária nas ruas.

Para Gabriel Feitor, o evento, que representa um investimento na ordem dos 70 mil euros, comparticipado a 80% pelo Centro 2030, mantém viva uma tradição antiga.

“Antes do Natal na Aldeia já toda a gente saía da ceia de Natal e ia para a festa do Espinheiro. Há uma dinâmica muito própria nesta aldeia em dezembro”, afirmou, tendo destacado o caráter humanista do certame.

“Este evento oferece uma visão de Natal não consumista, mas humanista, que hoje nos faz tanta falta”, declarou.

Entre 24 e 28 de Dezembro, com uma programação própria, decorre ainda a tradicional Festa do Espinheiro, dedicada a Nossa Senhora da Encarnação.

O programa completo encontra-se disponível na página oficial do evento: Facebook – Natal na Aldeia Espinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Cartaxo promove recolha de bens para a população ucraniana

A Câmara Municipal do Cartaxo e a comunidade ucraniana residente no concelho, promove, a partir de hoje, uma campanha de solidariedade a favor da…

Município de Santarém assinala “Dia Mundial da Terceira Idade”

Para assinalar o “Dia Mundial da Terceira Idade” o Grupo Interinstitucional de Apoio às Pessoas Idosas do Concelho de Santarém (GIAIS) em articulação com…

Candidaturas independentes com mais uma câmara do que em 2021

As candidaturas independentes conquistaram no domingo pelo menos 20 câmaras municipais, incluindo oito com maioria absoluta, mais uma do que em 2021, com um…

Mais de 70 grupos organizados já inscritos para peregrinação a Fátima

A uma semana das cerimónias, mais de 70 grupos organizados estão já inscritos no Santuário de Fátima para a Peregrinação Internacional Aniversária de 12…