“Desde dia 16 de Março que o Orçamento Participativo Escolar anda a dar que pensar às crianças das escolas do concelho”, explicou a vereadora Maria de Fátima Vinagre, responsável pelo pelouro da Educação na Câmara Municipal do Cartaxo.

A vereadora explicou que até chegarem ao momento de apresentar as propostas aos colegas, que as votam em duas assembleias participativas – no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo a assembleia reuniu no dia 9 de Junho, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével a assembleia reuniu no dia 22 de Junho –, os alunos e as alunas do 1.º ciclo de ensino básico, coordenados pelos seus professores, debateram as prioridades para a sua escola, pensaram em soluções, reuniram orçamentos e prepararam argumentos.

Para a autarca “o processo de criação das propostas, que implica trabalhar em equipa, estar atento às necessidades dos outros colegas, defender opiniões e projectos com respeito pelos outros, procurar consensos e, também, saber desfrutar da vitória com alegria pelo resultado atingido e com cortesia perante quem não viu a sua proposta sair vencedora”, justifica por si só a “relevância do projecto para a construção de uma comunidade democrática, de cidadãs e cidadãos empenhados e resilientes”.

No Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, foram apresentadas quatro propostas – Sempre em Movimento pelas turmas 4ºA; 4ºB; 4ºC e 4º/3ºD da EB José Tagarro, Espaço Lúdico pela turma do 4ºA da EB n.º 2 do Cartaxo, Na escola… sombra para brincar, não pode faltar!!! pela turma do 4ºA da EB n.º 3 do Cartaxo e Aprender com motivação, eis a solução da EB de Vila Chã de Ourique.

A vencedora, com mais de quinze por cento dos votos positivos das 40 crianças que constituíram a assembleia, foi a proposta Espaço Lúdico, que propôs a criação de uma área coberta no pátio de recreio, defendendo que brincar é a maneira mais natural de desenvolver a criatividade e a imaginação, a turma do 4ºA da EB n.º 2 do Cartaxo vai ver realizada a sua proposta de construir um telheiro que permita desenvolver actividades ao ar livre quer faça sol ou chuva.

No Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, as quatro escolas básicas – de Pontével, da Lapa, da Ereira, dos Casais dos Penedos e de Vale da Pinta –, apresentaram uma proposta conjunta para um projecto que beneficiará toda a comunidade escolar do agrupamento.

Designada por Cultiv’Arte, a proposta prevê a construção de dezasseis canteiros, uma para cada turma, destinados à plantação de hortícolas e ervas aromáticas, assim como, a aquisição de seis biombos e todos os adereços necessários que permitirão, a cada uma das escolas proponentes, ter um teatro de fantoches.

Os alunos e alunas mostraram como a execução da Culti’Arte vai permitir ensinar e prender os conteúdos pedagógicos de um modo lúdico, ao integrar o conhecimento teórico com o exercício de actividades reais.  Da matemática ao estudo do meio, das preocupações com o ambiente às práticas mais sustentáveis, do conhecimento de tradições à capacidade de trabalho colaborativo e inovador, da música à língua portuguesa, são muitos temas cujo processo ensino aprendizagem beneficiará com o projecto. Ao obter cem por cento dos votos positivos, Cultiv’Arte terá agora cinco mil euros para se concretizar.

Orçamento Participativo Escolar envolve toda a comunidade educativa

A Câmara Municipal do Cartaxo, organiza o Orçamento Participativo Escolar em parceria com os agrupamentos de escolas e associações de pais. Os alunos e as alunas são desafiados a desenvolver propostas que possam dar resposta ao que consideram prioritário para as suas escolas.

As propostas são votadas em assembleias participativas, uma por cada agrupamento de escolas. A Câmara Municipal do Cartaxo reserva 10 mil euros do orçamento municipal para este projeto que visa promover a participação e o exercício de uma cidadania empenhada no bem-estar de toda a comunidade.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…