O Centro Cultural Regional de Santarém, em parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa promove no próximo dia 25 deste mês, às 16h00, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, o concerto “A 1.ª Sinfonia de Mahler”, uma viagem musical intensa, grandiosa e emocional.

As entradas custam 10 euros para sócios do Centro Cultural Regional de Santarém e 15 euros para não sócios e estão à venda naquele Centro e na loja Emoção de Imagens. Reservas são possíveis para o email: geral@ccrsantarem.org.

A música sinfónica regressa a Santarém com uma das obras mais marcantes da transição entre o romantismo e o modernismo, pela mão da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, dirigida pelo maestro Tiago Oliveira.

A Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) é uma orquestra destinada a criar um espaço de convívio e partilha da cultura musical entre todos os elementos da comunidade académica da Universidade de Lisboa que tocam um instrumento.

O maestro Tiago Oliveira iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense aos 8 anos. Prosseguiu estudos de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt e onde concluiu o curso secundário de piano. Concluiu as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com os Professores Armando Possante e Sílvia Mateus e em Piano na Universidade de Évora com a Prof. Doutora Ana Telles Béreau, simultaneamente. 

Concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando “A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respectiva influência na sua obra para piano” na sua tese. Em masterclass, estudou Direção Coral e Orquestral com os Maestros Jean-Sébastien Béreau, Adriano Martinolli D’Ardy, Paulo Lourenço, Cara Tasher e Stephan Coker.

É professor de piano e pianista acompanhador na Escola de Música e Artes de Ourém (Ourearte). Estuda Direção de Orquestra em Lisboa com Jean-Sébastien Béreau desde 2011. Em 2016 foi semifinalista do concurso Prémio Jovens Músicos (antena 2) – categoria Direção de Orquestra. Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino da Música-vertente Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Jean-Marc Burfin.

É, desde Setembro de 2017, o maestro e diretor artístico da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

A Orquestra Académica da Universidade de Lisboa regressa assim a Santarém, pela quarta vez, depois do sucesso alcançado no concerto de Janeiro do ano passado, também no CNEMA, onde levou músicas de filmes célebres como O Senhor dos Anéis, Guerra das Estrelas ou Pirata das Caraíbas, interpretadas pela centena de músicos que compõem a Orquestra Académica.

Leia também...

Município de Sardoal inaugura Área de Serviço de Autocaravanas

O Município de Sardoal irá inaugurar, no próximo dia 18 de Agosto, pelas 18 horas, a Área de Serviço de Autocaravanas de Sardoal. Este…

Incêndio em fábrica de Tomar não afectou linha de montagem

Decorrem trabalhos de rescaldo e consolidação.

SEDES apresenta delegação distrital

A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social apresenta, na segunda-feira, a sua delegação distrital de Santarém com uma sessão em que…

Festas de Benfica do Ribatejo estão de regresso entre os dias 15 e 17 de Julho

As tradicionais festas populares da Freguesia de Benfica do Ribatejo estão de regresso entre os dias 15 e 17 de Julho, após dois anos…