A requalificação da via que liga a principal zona industrial do concelho de Ourém ao nó do Itinerário Complementar 9 (IC9) vai iniciar até à próxima semana, num investimento de 1,8 milhões de euros.

“Trata-se da requalificação de cerca de dois quilómetros, que inclui a construção de uma rotunda no acesso à zona industrial [de Casal dos Frades, em Seiça] e essa futura rotunda vai ligar directamente ao nó do IC9 mais próximo da cidade de Ourém”, afirmou Luís Albuquerque.

Segundo o autarca, actualmente a via tem de plataforma 5,5 metros e vai passar a ter cerca de sete, além de “passeios, iluminação adequada, mobiliário urbano, ilhas ecológicas e saneamento”.

“A Zona Industrial de Casal dos Frades tem uma ETAR [estação de tratamento de águas residuais] própria, mas as habitações nas imediações ainda não têm ligação ao saneamento”, precisou.

Para Luís Albuquerque, esta é “uma obra muito importante para a população, que vai ter saneamento, e vai aumentar em muito a segurança de quem mora e de quem recorre à zona industrial”.

“As empresas ganham uma via mais rápida para poderem chegar a um importante itinerário, o IC9”, prosseguiu.

A obra tem um prazo de execução de um ano.

“A requalificação deste troço é a primeira fase do que se quer fazer no futuro em toda a via, que era a estrada nacional 356 que atravessa o concelho desde a Freixianda, de forma a tornar mais rápido o acesso ao norte” do município, acrescentou o presidente da Câmara de Ourém.

De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, a obra “pretende criar as condições necessárias de mobilidade e segurança aos empresários instalados na Zona Industrial de Casal dos Frades, assim como aos automobilistas e peões que transitam nesta via, que é também um dos principais acessos à sede” do concelho.

O investimento é feito com financiamento municipal.

Leia também...

NERSANT capacita empreendedores transformar ideias em negócios

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém deu início na passada sexta-feira, 27 de Novembro, a duas edições do Programa de Aceleração…

CVR promove acção de formação para sommeliers e profissionais do Horeca

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo) dá as boas-vindas ao ano de 2019 com acções de formação direccionadas a sommeliers e profissionais do…

“A associação é uma voz activa, cá dentro e lá fora, na defesa e promoção dos territórios vitivinícolas”

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), constituída formalmente em 2007, no Cartaxo, comemorou recentemente o seu 15º aniversário. A esse propósito, o…

Apoios comunitários de mais de 200 mil euros para transformação e a comercialização de produtos agrícolas

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está, novamente, a receber candidaturas de projectos a implementar nos concelhos de Abrantes,…