A Câmara de Ourém aprovou a contratação de serviços para elaborar um projecto para construir um acesso mecânico ao castelo, anunciou hoje aquela autarquia.

O procedimento, aprovado na última reunião de executivo municipal, prevê também uma intervenção “centrada na estabilização do edifício e da encosta envolvente da sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, localização idealizada para o ponto de partida do referido acesso mecânico”, refere uma nota de imprensa.

Segundo o Município, o projecto pretende “facilitar o acesso turístico ao Castelo de Ourém e assegurar condições de segurança da encosta” que suporta o edifício da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias”, que “já foi alvo de diversas intervenções, no entanto, apresenta várias patologias que urge compreender e resolver”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP Ourém Sempre), esta intervenção é “muito desejada e de extrema importância”.

“Pensamos que, em aproximadamente um ano, teremos em mãos um projecto capaz de resolver estas duas situações, que irão dinamizar o fluxo de turistas na Vila Medieval de Ourém”, acrescentou, citado no comunicado.

Na mesma reunião da Câmara, foi aprovada a abertura de um concurso para aquisição de dois autocarros eléctricos para circuitos urbanos de Fátima e de Ourém.

Os veículos terão a capacidade de, respectivamente, 30 e 16 lugares, estando também contemplada a instalação e fornecimento de dois carregadores eléctricos nas duas cidades.

Com um investimento superior a 712 mil euros, a autarquia pretende responder às “carências existentes na rede de transportes públicos de passageiros concelhia, beneficiando a mobilidade nas cidades de Ourém e Fátima no que respeita às deslocações para locais de residência, de trabalho, estabelecimentos de ensino e zonas comerciais”.

Esta iniciativa, que ainda será votada em Assembleia Municipal, visa “reforçar a rede de transporte público de passageiros no concelho, assim como fomentar uma mobilidade mais limpa, com melhorias na qualidade de vida das cidades e dos seus habitantes”.

Leia também...

Carlos Amado expõe “Destruição das Cidades” no Fórum Mário Viegas

O artista plástico Carlos Amado inaugurou no sábado (dia 6), pelas 17h30, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém a…

Homem de 25 anos detido por violência doméstica sobre a companheira de 22

O Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas (NIAVE) da GNR deteve um homem de 25 anos por violência doméstica, no dia 27…

Prisão preventiva por violência doméstica em Tomar

Um homem de 31 anos vai ficar em prisão preventiva pelo crime de violência doméstica, depois de ter sido detido, na quarta-feira, no concelho…

“O Silêncio Habitado” propõe uma travessia interior através da palavra

Obra composta por cinquenta poemas organiza-se em cinco ciclos temáticos e explora, de forma simbólica e serena, a tensão entre o silêncio e a…