Começamos o novo ano com uma grande novidade relativa à temporada 2023 em Santarém. A Associação Sector 9 deu nota num comunicado divulgado pela imprensa que está assegurado o regresso de Pablo Hermoso de Mendoza à Monumental Celestino Graça, dezanove anos depois da sua última actuação no tauródromo escalabitano.

Dentro em breve serão indicados os termos em que se processará a venda dos diversos tipos de abonos para os espectáculos a levar a efeito na Monumental Celestino Graça.

Entretanto, a Associação Sector 9 divulgou também interessantes elementos estatísticos relativos à temporada de 2022, durante a qual realizou apenas três espectáculos, que ainda assim proporcionaram a presença de 21.627 espectadores, o que perfaz uma média de 7.209 espectadores por corrida, quando a média nacional foi de apenas 2.174, aspecto que muito reforça a importância da praça de toiros de Santarém no contexto taurino nacional.

Os dados agora disponibilizados são deveras interessantes, permitindo uma “leitura” fidedigna do impacto deste tipo de espectáculos na cultura e na economia do país, contrariando algumas opiniões, sectárias e preconceituosas, com que amiúde somos confrontados, especialmente pelos movimentos e partidos anti-taurinos.

O espectáculo com maior presença de público foi o que teve lugar em 19 de Março, registando-se a afluência de 7.694 espectadores, enquanto as corridas da Feira do Ribatejo – nos dias 5 e 10 de Junho – tiveram, respectivamente, a presença de 6.814 e 7.119 espectadores.

A venda de bilhetes através da Ticketline assume uma expressão interessante na ordem dos 20% do total de vendas, o que significa que os aficionados estão a aderir cada vez mais à aquisição de bilhetes on line, facilitando, sobretudo, o público que se desloca de mais longe. Segundo os dados facultados pela Ticketline assistiram às corridas de Santarém espectadores oriundos dos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, e também da Madeira, do Pico, de Graciosa e da Terceira.

Todos sabemos que há algumas regiões do país onde o número de aficionados taurinos é mais relevante, como são os casos do Alentejo e do Ribatejo, porém o que nunca se poderá afirmar é que o espectáculo tauromáquico não tenha uma expressão nacional. Aliás, a Monumental Celestino Graça acolheu inclusivamente espectadores estrangeiros oriundos de Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Reino Unido e Suíça.

Tendo em vista a “democratização” do acesso aos espectáculos, posto que este é consabidamente um evento dispendioso, foram disponibilizados mais de 4.000 bilhetes a valores inferiores a 15€, desde 7,50€, para além de que a subscrição dos abonos já contemplava um desconto de 20% sobre o valor de cada bilhete.

As deslocações de famílias de várias regiões do país originaram um expressivo impacto económico, reflectido especialmente na hotelaria e na restauração, mau grado se constatar que alguns restaurantes da cidade não estiveram abertos nos dias das corridas, desperdiçando, assim, boas expectativas de negócio, beneficiando os restaurantes de Almeirim, que não dormem em serviço.

A Associação Sector 9 tem conseguido conquistar o apoio e a cooperação do tecido empresarial da região, pelo que manteve um relacionamento institucional com mais de 60 empresas prestadoras de serviços, 40 das quais adquiriram camarotes para a temporada. Na perspectiva de envolver cada vez mais instituições foram celebradas parcerias com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do Concelho de Santarém, com a empresa Borrego Leonor & Irmão, Lda., com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, e com a A.C.E.S. – Associação Comercial e Empresarial de Santarém, envolvendo igualmente alguns artistas plásticos e fotógrafos, que promoveram as suas exposições na Praça de Toiros.

Assumindo a sua responsabilidade social – posto que a Associação Sector 9 não prossegue objectivos lucrativos – foram concedidos donativos ao Centro Social Interparoquial de Santarém, à Cáritas Diocesana de Santarém e, naturalmente, à Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.